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dc.contributor.authorLino, Amanda Cristina
dc.date.accessioned2017-03-06T18:05:54Z
dc.date.available2017-03-06T18:05:54Z
dc.date.issued2014-07-02
dc.identifier.citationLINO, Amanda Cristina. Memória social de mulheres de assentamentos de reforma agrária: a relação entre trabalho, política, educação e participação. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8543.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8543
dc.description.abstractThis study aims to examine the relationship between memory of women, participation and education in the context of land reform settlements in the region of Sorocaba, using memories as object of study. Four thematic oral history interviews were conducted, whose themes were: Work, education, participation and politics. These memories revealed the participation process of settled and landless women, whom unveiled a clandestine history, shrouded in riddles in the bowels of restricted participation, politics, education, and the work dialectically substantiated by their experience. We concluded that these memories constructed other perspectives on gender and class as a way to interpret and maintain the resistance and struggles of daily life in four settlements in the region of Sorocaba.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMulheres - Reforma Agrária - Sorocaba (SP)por
dc.subjectWomen - Land reformpor
dc.subjectHistória oral - Sorocaba (SP)por
dc.subjectOral historyeng
dc.subjectMemória coletiva - Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem-Terrapor
dc.subjectCollective memoryeng
dc.subjectAssentamentospor
dc.subjectSettlementseng
dc.titleMemória social de mulheres de assentamentos de reforma agrária: a relação entre trabalho, política, educação e participaçãopor
dc.title.alternativeSocial memory of women in land reform settlements: the relationship between work, politics, education and participationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mendonça, Viviane Melo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4827331651090223por
dc.description.resumoEste é um estudo que pretende analisar a relação entre a memória das mulheres, participação e educação no contexto dos assentamentos de reforma agrária na região de Sorocaba, tendo como objeto de estudo as memórias. Foram realizadas quatro entrevistas de História Oral Temática, cujos temas foram: trabalho, educação, participação e política. Essas memórias revelaram o processo de participação das mulheres assentadas e Sem-Terra, que desvelaram uma história clandestina, envolta nos enigmas nas entranhas da participação restrita, da política, da educação e do trabalho que se consubstanciaram dialeticamente por meio da sua experiência. Conclui-se que essas memórias ressignificaram as perspectivas de gênero e classe como forma de interpretar e manter a resistência e as lutas no cotidiano de quatro assentamentos que estão na região de Sorocaba.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6242451829145469por


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