Show simple item record

dc.contributor.authorMansano, Michel Serigato
dc.date.accessioned2017-03-06T18:22:11Z
dc.date.available2017-03-06T18:22:11Z
dc.date.issued2014-02-28
dc.identifier.citationMANSANO, Michel Serigato. Dilemas no cotidiano do orientador pedagógico: entre a confrontação com a profissão e a (auto) confrontação na formação docente. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8546.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8546
dc.description.abstractThe present work aimed to perform an analytical reading of collaborative activity that I develop as a Pedagogical Advisor, regarding the continuing education of teachers at the school where I work ( a city of São Paulo State). I used the narrative of memories to promote an observation process of some education paradigms that permeated the guidelines of my activity, and thus I could reflect about the position I have, emphasizing the teacher’s training focused on school (CANÁRIO) considering the historical and cultural assumptions of individuals involved in this experiment (VIGOSTSKI e BAKHTIN). In this work I assume the Pedagogical Advisor position essentially focused on the continuing education of teachers (PLACCO; ALMEIDA; SOUZA). The methodological procedure used was inspired by the analysis of professional practices on direct and cross self-confrontation (CLOT), which has been transformed by the individuals involved and it gave rise to a new process, different from the classic self-confrontations, that I termed only as confrontation. The analytical data reading, provided by the resulting dialogue (FREIRE e BAKHTIN) from the confrontations, indicated that the participating teachers in this study evidenced three movements: the perception of actions performed in the classroom, the speech organization to justify the pedagogical practices and teaching profession responsible acts (BAKHTIN). In this perspective, the confrontation proved to be an excellent tool to organize the Pedagogical Advisors work, as it allows gathering important information to plan, with teachers help, concrete initiation alternatives.eng
dc.description.sponsorshipOutrapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectOrientadores educacionaispor
dc.subjectStudent counselorseng
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectTeachers, Training ofeng
dc.subjectTeachers - In-service trainingeng
dc.subjectOrientação educacionalpor
dc.subjectEducational counselingeng
dc.subjectFormação centrada na escolapor
dc.subjectSchool centered educationeng
dc.subjectOrientador Pedagógicopor
dc.subjectPedagogical Advisoreng
dc.titleDilemas no cotidiano do orientador pedagógico: entre a confrontação com a profissão e a (auto) confrontação na formação docentepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Varani, Adriana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2971233303849752por
dc.description.resumoO presente trabalho teve como pretensão realizar uma leitura analítica da atividade colaborativa que desenvolvo como Orientador Pedagógico, no que se refere à formação continuada de professores na unidade escolar em que atuo (cidade do interior paulista). Utilizei-me da narrativa de memórias para promover um processo de observação de alguns paradigmas da educação que permeavam as orientações de minha atividade e, assim, refletir sobre o cargo que exerço, enfatizando o olhar para a formação de professores centrada na escola (CANÁRIO), levando em conta os pressupostos histórico-culturais dos sujeitos implicados nesta experimentação (VIGOSTSKI e BAKHTIN). Neste trabalho assumo a profissão de Orientador Pedagógico como sendo um cargo essencialmente voltado para a formação continuada de professores (PLACCO; ALMEIDA; SOUZA). O procedimento metodológico utilizado teve como inspiração a análise das práticas profissionais por autoconfrontação simples e cruzada (CLOT), que foi transformada pelos sujeitos implicados e fez surgir um novo processo, diferente das autoconfrontações clássicas, que denominei somente como confrontação. A leitura analítica dos dados, proporcionados pelos diálogos (FREIRE e BAKHTIN) resultantes das confrontações, apontou que os professores participantes desta pesquisa evidenciaram três movimentos: a percepção de ações realizadas em sala de aula, a organização do discurso para justificar as práticas pedagógicas e os atos responsáveis (BAKHTIN) na profissão docente. Nesta perspectiva, a confrontação mostrou-se um excelente instrumento para a organização do trabalho do Orientador Pedagógico, na medida em que favorece a obtenção de informações importantes para planejar, em conjunto com os professores, alternativas concretas de formação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7866876453811336por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record