dc.contributor.author | Vieira, Leandro Augusto Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2017-03-09T19:58:57Z | |
dc.date.available | 2017-03-09T19:58:57Z | |
dc.date.issued | 2016-11-24 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Leandro Augusto Gonçalves. O ensino de arte nas escolas públicas paulistas : contraponto crítico sobre a discrepância entre o que se aspira e o que se ensina. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8554. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8554 | |
dc.description.abstract | Considering the theoretical and metodological aproaches of Critical Theory of Society,
especially by the contributions of Adorno and Horkheimer, this study analyses the discrepancy
between what is yearned for and what is taught about art in the public school of São Paulo State.
One can verify the misunderstanding of negative dialectic tension between autonomy and
adaptation that are carried and expressed in a fundamental educative principle which conciliates
the citzenship exercise and the development of job skills. This lack of understanding becomes
the formative practices unable to disrupt the collapse of culture. In this Master Thesis, the aim is
to demonstrate, by the critical conception of aesthetic experience, the recovering of Art as an
underlying element for the formation of learner's emancipation. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Dialética negativa | por |
dc.subject | Emancipação | por |
dc.subject | Art | eng |
dc.subject | Negative dialectics | eng |
dc.subject | Emancipation | eng |
dc.title | O ensino de arte nas escolas públicas paulistas : contraponto crítico sobre a discrepância entre o que se aspira e o que se ensina | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Luiz Roberto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4768579559449929 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa, a partir do referencial teórico-metodológico da Teoria Crítica da
Sociedade, sobretudo, no âmbito das reflexões de Adorno e Horkheimer, a discrepância entre o
que se aspira e o que se ensina em termos de Arte na escola pública paulista. O não
reconhecimento da tensão dialética existente entre autonomia e adaptação contidas e externadas
no princípio fundamental educativo que concilia o exercício da cidadania e a qualificação para ao
trabalho, torna a prática formativa incapaz de romper com a falência da cultura. A pesquisa
procurou demonstrar, a partir da concepção crítica da experiência estética, o restabelecimento da
Arte como elemento crucial para a formação da emancipação dos educandos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1378358232046835 | por |