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dc.creatorAndrade, Nathalie Messias de
dc.date.accessioned2017-05-02T18:49:21Z
dc.date.available2017-05-02T18:49:21Z
dc.date.issued2013-08-23
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8700
dc.description.abstractThe aim of this work is to verify if and to what extent the pragmatic aspects of grammar (pragmalinguistics) are covered in some units of an English Language Teaching textbook used in Brazil. We also aim to delineate the role of grammar in this material and, based on the analyzed units, present reflections on the possibilities of contributing to the teaching-learning of pragmalinguistics. We consider the proposal of the material as we verify the activities according to theories that approach grammar as a skill (BATSTONE, 1994 and LARSEN-FREEMAN, 2003), pragmatics (KASPER and ROSE, 2001) and principled materials development (TOMLINSON, 2010, HARWOOD, 2010). It is observed that the present textbook does not approach pragmalinguistics. Instead, it focuses on grammar as product. Due to this factor, learners are not presented with opportunities to reflect upon language usage.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectGramática como habilidadepor
dc.subjectPragmáticapor
dc.subjectPragmalinguísticapor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectAtividades de ensino de inglês como LEpor
dc.subjectGrammar as a skilleng
dc.subjectPragmaticseng
dc.subjectPragmalinguisticseng
dc.subjectPrincipled materials developmenteng
dc.subjectEFL teaching activitieseng
dc.titleA dimensão de uso da gramática (pragmalinguística) em um livro didático para ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeirapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Navarro, Eliane Hércules Augusto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5716027350340906por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0123767416373042por
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é verificar se, e em caso afirmativo como, os aspectos pragmáticos da gramática (pragmalinguística) são contemplados em um livro didático de inglês como LE comercializado internacionalmente e utilizado no Brasil. Objetivamos também retratar o papel designado à gramática neste material e apresentar reflexões sobre possibilidades de contribuir com o ensino-aprendizagem de pragmalinguística, a partir das unidades analisadas. Analisamos a proposta apresentada pelo livro estudando as atividades propostas à luz das teorias que postulam o ensino de gramática como habilidade (BATSTONE, 1994, LARSENFREEMAN, 2003), a pragmática (KASPER e ROSE, 2001) e o desenvolvimento de materiais didáticos baseados em princípios (TOMLINSON, 2010, HARWOOD, 2010). Observamos que o material didático analisado não apresenta o ensino da dimensão pragmalinguística, focando o ensino da dimensão da forma e não possibilitando que os aprendizes, apenas com o suporte do material didático, sejam incentivados a refletir acerca do funcionamento da língua.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguísticapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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