Show simple item record

dc.contributor.authorCruz, Vanessa Alves de Almeida
dc.date.accessioned2017-08-11T16:54:08Z
dc.date.available2017-08-11T16:54:08Z
dc.date.issued2017-02-22
dc.identifier.citationCRUZ, Vanessa Alves de Almeida. O desenvolvimento profissional do professor de educação básica em grupos de pesquisa. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8990.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8990
dc.description.abstractThis research aims to understand the process of professional development of Basic Education teachers, inserted in a research group. This qualitative and interpretative study was carried out with four elementary education teachers who belong to the Group of Studies and Research on Formative and Educational Practices in Mathematics (GEPRAEM), Federal University of São Carlos (UFSCar), Sorocaba campus - SP. Data construction used group documents such as: schedules, meetings meetings, research reports, and teacher productions. To deepen the data, audio recordings of face-to-face meetings and semi-structured interviews were conducted with the four participating Basic Education teachers. The analysis used the data triangulation technique, using the theoretical framework on professional development (CHRISTOPHER DAY, 1999 AND 2005, MARCELO AND VAILLANT (2009 AND 2012), and research professor (ANDRÉ, 2001; DINIZ, 2006). Indicate that the practices experienced by the teachers in the research group, such as elaboration of narratives, research projects, scientific articles and reports of experience, participation in events, reading and discussion of theoretical and methodological references, generate individual and collective learning, such as Collaborative attitudes, reflection and investigation of the practice, academic literacy, participation in events, to understand an object from multiple perspectives, to see itself as a researcher, composing a process of professional development in a teacher training with investigative posture.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectTrabalho de grupo na pesquisapor
dc.subjectTeachers - In-service trainingeng
dc.subjectGroup work in researcheng
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectProfessional developmenteng
dc.titleO desenvolvimento profissional do professor de educação básica em grupos de pesquisapor
dc.title.alternativeThe professional development of the teacher of basic education in research groupseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gama, Renata Prenstteter
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4153572041829838por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica, inseridos em um grupo de pesquisa. Este estudo de natureza qualitativa e interpretativa foi realizado com quatro professores de educação básica integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas Formativas e Educativas em Matemática (GEPRAEM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba – SP. A construção dos dados utilizou documentos do grupo como: cronogramas, memórias das reuniões presenciais, relatório de pesquisa, e produções dos professores. Para aprofundamento dos dados foram realizadas gravações em áudio das reuniões presenciais e entrevistas semiestruturadas com os quatro professores da Educação Básica participantes. A análise optou pela técnica de triangulação de dados, utilizando o referencial teórico sobre o desenvolvimento profissional (CHRISTOPHER DAY, 1999 E 2005; MARCELO E VAILLANT (2009 E 2012); e professor pesquisador (ANDRÉ, 2001; DINIZ, 2006). Os resultados indicam que as práticas vivenciadas pelos professores no grupo de pesquisas, tais como elaboração de narrativas, projetos de pesquisas, artigos científicos e relatos de experiência; participações em eventos; leitura e discussão de referenciais teórico-metodológicos; geram aprendizados individuais e coletivos, tais como atitudes colaborativas; reflexão e investigação da prática; letramento acadêmico; participação em eventos; compreender um objeto a partir de múltiplos olhares; enxergar-se como pesquisador; compondo um processo de desenvolvimento profissional em uma formação de professores com postura investigativa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6255990293165657por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record