Show simple item record

dc.contributor.authorGinzel, Flávia
dc.date.accessioned2017-08-11T17:45:00Z
dc.date.available2017-08-11T17:45:00Z
dc.date.issued2017-03-08
dc.identifier.citationGINZEL, Flávia. É tempo de travessia: os múltiplos caminhos de jovens universitários para a vida adulta. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8991.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8991
dc.description.abstractThe main objective of this research is to understand the transition modes for the adult life of University students. From comprehensive interviews guided by a semi-directive script, we sought to understand a set of experiences and challenges - especially in the University, in the world of work and in family life - that could be revealing of the processes of transition to adult life lived by ten young people - five girls and five boys - who study at the Federal University of São Carlos - Sorocaba campus. Held between the years of 2015 and 2016, the study focused on students from different courses and social insertions who had already attended at least half of their degree. The analysis of their narratives evidenced a multiplicity of trajectories, which are characterized by non-linear biographical pathways. The study revealed the importance of the new policies of access and permanence in the University, which have promoted a growing heterogeneity of subjects in a space historically restricted to the elites. In addition, it was possible to observe that while the trajectories are increasingly heterogeneous and unique, structural issues - especially linked to social origin and gender - appear as common challenges to be faced by girls and boys in their processes to conquer autonomy and Independence.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectJuventude - Educação (superior)por
dc.subjectSociologia da Juventudepor
dc.subjectTransição para a vida adultapor
dc.subjectSociology of Youtheng
dc.subjectTransition to adult lifeeng
dc.titleÉ tempo de travessia: os múltiplos caminhos de jovens universitários para a vida adultapor
dc.title.alternativeIt's a time of crossing: the multiple paths of university students towards adult lifeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Corrochano, Maria Carla
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7714353975585252por
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo central compreender os modos de transição para a vida adulta de jovens universitários. A partir de entrevistas compreensivas orientadas por um roteiro semi-diretivo, buscou-se apreender um conjunto de experiências e desafios – especialmente na universidade, no mundo do trabalho e na vida familiar – que pudessem ser reveladores dos processos de transição para vida adulta vividos por dez jovens - cinco moças e cinco rapazes - que estudam na Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Realizado entre os anos de 2015 e 2016, o estudo focalizou estudantes de diferentes cursos e inserções sociais que já tivessem cursado pelo menos a metade da graduação. A análise de suas narrativas evidenciou uma multiplicidade de trajetórias, as quais se caracterizam por percursos biográficos não-lineares. O estudo revelou a importância das novas políticas de acesso e permanência na universidade, as quais vêm promovendo uma crescente heterogeneidade de sujeitos em um espaço historicamente restrito às elites. Além disso, foi possível observar que ao mesmo tempo em que as trajetórias estão cada vez mais heterogêneas e singularizadas, questões estruturais – sobretudo ligadas à origem social e ao gênero – aparecem como desafios comuns a serem enfrentados pelas moças e rapazes em seus processos de conquista de autonomia e independência.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1845562576120800por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record