Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBarros, Solange Christiane Gonzalez
dc.date.accessioned2017-08-17T18:01:07Z
dc.date.available2017-08-17T18:01:07Z
dc.date.issued2017-05-11
dc.identifier.citationBARROS, Solange Christiane Gonzalez. Mecanismos linguísticos e relações intersubjetivas na produção de textos : atividades enunciativas na prática de ensino. 2017. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9018.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9018
dc.description.abstractIn this study called Linguistic mechanisms and intersubjective relations in textual production: enunciative activities in the teaching practice, the aim is to recall questions from the Master’s degree, such as the difficulty that students have to insert notions of qualification as explicit marks of intersubjective regulation (commented world) in their textual productions. Analysing, now, a practical work to be done in school contexts and considering the difficulties observed in the students’ textual production, we have the objective to i. explore more deeply the process of constitution of enunciative plans which involve linguistic mechanisms as marks of intersubjective regulation, especially the appreciative modality, which marks the enunciator’s point of view – favourable or unfavourable – about a content that is constructed linguistically; ii. determine and analyse the use of the appreciative modality in a corpus constituted of narrative texts, especially fables; iii. propose linguistic practices to be applied in the exercise of textual production aiming to explore, in the language teaching, the language process which can promote the students’ linguistic-cognitive development. It is used in this work the Theory of Predicative and Enunciative Operations proposed by the French linguist Antoine Culioli.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino/aprendizagem de línguaspor
dc.subjectAnálise linguísticapor
dc.subjectOperações enunciativaspor
dc.subjectModalidade apreciativapor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectLearning/Teaching languageseng
dc.subjectLinguistic analysiseng
dc.subjectEnunciative operationseng
dc.subjectAppreciative modalityeng
dc.subjectTextual productioneng
dc.titleMecanismos linguísticos e relações intersubjetivas na produção de textos : atividades enunciativas na prática de ensinopor
dc.title.alternativeLinguistic mechanisms and intersubjective relations in textual production : enunciative activities in the teaching practiceeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Onofre, Marilia Blundi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4908382415301882por
dc.contributor.advisor-co1Valentim, Helena Topa
dc.description.resumoEste estudo intitulado Mecanismos linguísticos e relações intersubjetivas na produção de textos: atividades enunciativas na prática de ensino visa a retomar questões que foram abordadas no trabalho de dissertação, como a dificuldade dos alunos em inserir noções de qualificação como marca explícita de regulação intersubjetiva (mundo comentado) em suas produções de textos. Pensando, agora, em um trabalho prático a ser realizado em contexto escolar, e considerando as dificuldades constatadas em produções textuais de alunos, temos o objetivo de, ao mesmo tempo, i. explorar com mais profundidade o processo de constituição de planos enunciativos que envolve mecanismos linguísticos como marcas de regulação intersubjetiva, sobretudo a modalidade apreciativa, que assinala o ponto de vista do enunciador favorável ou desfavorável sobre um conteúdo que constrói linguisticamente; ii. determinar e analisar o uso da modalidade apreciativa num corpus constituído de textos narrativos, sobretudo fábulas; iii. propor práticas linguísticas a serem aplicadas no exercício da produção textual visando a explorar, no ensino de línguas, processos de linguagem que, por sua vez, possam promover o desenvolvimento linguístico-cognitivo nos aprendizes. Filiamo-nos, para tanto, à Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas proposta pelo linguista francês Antoine Culioli.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3171777102805120por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem