Show simple item record

dc.contributor.authorLomardo, Juan
dc.date.accessioned2017-11-06T12:47:30Z
dc.date.available2017-11-06T12:47:30Z
dc.date.issued2017-08-31
dc.identifier.citationLOMARDO, Juan. Currículo crítico? Uma investigação acerca do currículo paulista de geografia no Enisno Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9183.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9183
dc.description.abstractThe main object of this research is the geography curriculum of the public High School system of Sao Paulo, more precisely its theoretical reference. Based on the analysis of such curriculum, the aim is to check the accuracy of the categories of Critical Geography, in order to test how the concept of criticism is applied, as well as unveil politics questions that come up in the shape of such investigation. Its theoretical background are the subsidies offered by Critical Theory and by scientific developing of this way of thinking, to the educational and curriculum area.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectGeografia Críticapor
dc.subjectTeoria Críticapor
dc.subjectEducation - Curriculaeng
dc.subjectGeography - Study and teachingeng
dc.subjectCritical theoryeng
dc.titleCurrículo crítico? Uma investigação acerca do currículo paulista de geografia no Enisno Médiopor
dc.title.alternativeIs this a critical curriculum? An investigation about the high school geography curriculum of São Paulo state.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio Fernando Gouvêa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213por
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objeto o currículo de geografia do Ensino Médio da rede pública estadual paulista, mais especificamente do seu referencial teórico. Com base na análise dos documentos que compõem o referido currículo, pretende-se aferir o rigor da utilização de categorias da Geografia Crítica, tendo por objetivo verificar como o conceito de crítica, associado a um ideal de autonomia e liberdade, é propugnado no discurso curricular. A hipótese trabalhada é a de que, através de uma disputa dos significados, se estabelece um processo de reconceituação de concepções progressistas de educação – processo que se evidencia no desvelar de questões políticas obtusas, vindas à tona no decorrer da investigação. A pesquisa se desenvolve teoricamente à luz dos subsídios oferecidos pela Teoria Crítica e pelos desdobramentos científicos dessa corrente do pensamento para a área da educação, mais especificamente para a pesquisa em currículo escolar.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7993150759633407por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record