dc.contributor.author | Lomardo, Juan | |
dc.date.accessioned | 2017-11-06T12:47:30Z | |
dc.date.available | 2017-11-06T12:47:30Z | |
dc.date.issued | 2017-08-31 | |
dc.identifier.citation | LOMARDO, Juan. Currículo crítico? Uma investigação acerca do currículo paulista de geografia no Enisno Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9183. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9183 | |
dc.description.abstract | The main object of this research is the geography curriculum of the public High School system of Sao Paulo, more precisely its theoretical reference. Based on the analysis of such curriculum, the aim is to check the accuracy of the categories of Critical Geography, in order to test how the concept of criticism is applied, as well as unveil politics questions that come up in the shape of such investigation. Its theoretical background are the subsidies offered by Critical Theory and by scientific developing of this way of thinking, to the educational and curriculum area. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Geografia | por |
dc.subject | Geografia Crítica | por |
dc.subject | Teoria Crítica | por |
dc.subject | Education - Curricula | eng |
dc.subject | Geography - Study and teaching | eng |
dc.subject | Critical theory | eng |
dc.title | Currículo crítico? Uma investigação acerca do currículo paulista de geografia no Enisno Médio | por |
dc.title.alternative | Is this a critical curriculum? An investigation about the high school geography curriculum of São Paulo state. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Antonio Fernando Gouvêa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9621931288117213 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objeto o currículo de geografia do Ensino Médio da rede pública estadual paulista, mais especificamente do seu referencial teórico. Com base na análise dos documentos que compõem o referido currículo, pretende-se aferir o rigor da utilização de categorias da Geografia Crítica, tendo por objetivo verificar como o conceito de crítica, associado a um ideal de autonomia e liberdade, é propugnado no discurso curricular. A hipótese trabalhada é a de que, através de uma disputa dos significados, se estabelece um processo de reconceituação de concepções progressistas de educação – processo que se evidencia no desvelar de questões políticas obtusas, vindas à tona no decorrer da investigação. A pesquisa se desenvolve teoricamente à luz dos subsídios oferecidos pela Teoria Crítica e pelos desdobramentos científicos dessa corrente do pensamento para a área da educação, mais especificamente para a pesquisa em currículo escolar. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7993150759633407 | por |