Show simple item record

dc.contributor.authorPinto, Adriana Santos
dc.date.accessioned2017-12-06T11:50:29Z
dc.date.available2017-12-06T11:50:29Z
dc.date.issued2017-11-09
dc.identifier.citationPINTO, Adriana Santos. Formação continuada na creche: fatos e fotos que revelam um percurso formativo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9222.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9222
dc.description.abstractWe understand that it is important and necessary to learn about the profession and teacher training, seeking in the territory of the school the gaps and spaces to strengthen the continuous training, providing the professional basis for reflection and transformation of their practices. The present research investigated a Continuous Formation of the professionals of the nursery was held in the year 2016, and their challenges in providing professional education to raise awareness of the look for the nursery as a space of childhood and reflection on the pedagogical practice. The research presented is related to the qualitative with phenomenological approach, and its development was from the combination of strategies, investigative approaches, with semi-structured interviews mediated by photographs of the formation process searched for; technique that approaches photo-elicitation. About the choice of photographs as elicitadoras we understand that the images are producers of meanings, as well as the relevant data source, and memory. The results show that we can follow in the against-hand of the model of ongoing formation, the cartesian, where if separates the body and mind. The narratives that emerged from the interviews and the choices meaningful images of the training expressing the experiences and experiments with the elements of nature, the use of other spaces and the aesthetic sense of the organization of the environment, cause reverberations, and changes in the practice of the actors involved, revealing the possibility of another model of continuing education in the daily life of the nursery.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectProfessores de crechepor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectTeachers - In-service trainingeng
dc.titleFormação continuada na creche: fatos e fotos que revelam um percurso formativopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fernandes, Hylio Laganá
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315602045624096por
dc.description.resumoEntendemos que é importante e necessário aprender sobre a profissão e formação docente, buscando no território escolar brechas e espaços para fortalecer a formação continuada, proporcionando aos profissionais fundamentação para reflexão e transformação de suas práticas. A presente pesquisa investigou uma Formação Continuada de profissionais de creche realizada no ano de 2016, e seus desafios em proporcionar aos profissionais de educação a sensibilização do olhar para a creche como espaço da infância e reflexão sobre a prática pedagógica. A pesquisa apresentada é de cunho qualitativo com abordagem fenomenológica, e seu desenvolvimento se deu a partir da combinação de estratégias investigativas, com entrevista semi-estruturadas mediadas por fotografias do processo formativo pesquisado; técnica que se aproxima da foto-elicitação. Sobre a escolha das fotografias como elicitadoras entendemos que as imagens são produtoras de sentidos, assim como relevante fonte de dados e memória. Os resultados apontam que podemos seguir na contra mão do modelo de formação continuada cartesiana, onde se separa corpo e mente. As narrativas que emergiram das entrevistas e as escolhas de imagens significativas da formação expressam que as vivências e experiências com elementos da natureza, a utilização de outros espaços e o sentido estético da organização do ambiente, provocam reverberações e mudanças na prática dos atores envolvidos, revelando possibilidade de outro modelo de formação continuada no cotidiano da creche.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1788143538998611por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record