dc.contributor.author | Araujo, Samara Elyza Macedo de | |
dc.date.accessioned | 2017-12-12T17:38:20Z | |
dc.date.available | 2017-12-12T17:38:20Z | |
dc.date.issued | 2016-11-07 | |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Samara Elyza Macedo de. Percepções de professores alfabetizadores do município de Votorantim (SP) sobre o pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC): um estudo de caso. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9227. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9227 | |
dc.description.abstract | This study seeks to understand the perceptions of literacy teachers on the proposal for continuing education developed under the National Pact Literacy Age One (PNAIC) in the municipality of Votorantim / SP. The methodological approach to the research was qualitative in nature, with data collection conducted through semi-structured interviews, questionnaires and document analysis. The data were analyzed according to a critical perspective. The formation of the literacy teacher is a concern at the current situation, demanding this professional skills and expertise to train students with a view to meeting the demands of capital. It is considered that the PNAIC is also developed in this perspective, being a punctual and discontinued program that aims to standardize the actions of literacy at the national level, conceiving them as mere executors of tasks. The teachers participating in this study believe that the training received in PNAIC is feasible by allowing the exploitation of their educational practices and changes in their ways of teaching literacy. However, the effective participation of these professionals in the construction and implementation of continuing education proposal of PNAIC is not displayed, and even being objective described by the program, the practice of reflexivity, assume the role of protagonists in their professional development and change agents in contexts in which they operate, yet it is a challenge. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil) | por |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.subject | Professores alfabetizadores | por |
dc.subject | Teachers - In-service training | eng |
dc.subject | Reading teachers | eng |
dc.title | Percepções de professores alfabetizadores do município de Votorantim (SP) sobre o pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC): um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | Perceptions of literacy teachers of the Votorantim (SP) municipality on the National Pact of Letracy in the right | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Fabrício do | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3496410597486943 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho procura conhecer as percepções dos professores alfabetizadores sobre a proposta de formação continuada desenvolvida no âmbito do Pacto Nacional de Alfabetização da Idade Certa (PNAIC) no município de Votorantim/SP. A abordagem metodológica para a realização da pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários e análise documental. Os dados foram analisados segundo uma perspectiva crítica. A formação do professor alfabetizador é uma preocupação diante do panorama atual, exigindo-se deste profissional habilidades e competências para formar os estudantes numa perspectiva de atendimento às demandas do capital. Considera-se que o PNAIC também é desenvolvido nessa perspectiva, sendo um programa pontual e descontinuado que tem por objetivos padronizar as ações dos alfabetizadores, em âmbito nacional, concebendo-os como meros executores de tarefas. Os professores participantes desta pesquisa creem que a formação recebida no PNAIC é viável por possibilitar a instrumentalização de suas práticas educativas e mudanças em suas maneiras de alfabetizar. Contudo, a participação efetiva desses profissionais na construção e implementação da proposta de formação continuada do PNAIC não é visualizada e, mesmo sendo objetivo descrito pelo Programa, a prática da reflexividade, superar a ideia de meros executores de tarefas e assumirem o papel de protagonistas de seu desenvolvimento profissional e de agentes de mudanças nos contextos em que atuam, ainda, é um desafio. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | - | por |