Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Carolina Modena da
dc.date.accessioned2017-12-12T17:53:21Z
dc.date.available2017-12-12T17:53:21Z
dc.date.issued2017-03-24
dc.identifier.citationSILVA, Carolina Modena da. O ensino de sociologia na educação básica: relatos de educadores da rede estadual de São Paulo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9228.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9228
dc.description.abstractThis research discusses the teaching of Sociology in basic education and the numerous challenges for the consolidation of the discipline in high school were addressed. This research encompasses the historic construction of Sociology, from its main authors: Karl Marx, Émile Durkheim and Max Weber, and of some theoretical-methodological approaches and concepts, it also debates the social, political, economic, cultural and educational transformations undertaken from the advent of the capitalist system of production. The development of Sociology in the country presents itself with its main debates and some authors. The teaching of the discipline in high school is discussed through semi-structured interviews with some teacher from State Educational System, who has addressed their dilemmas, challenges, experiences and the workplace structure and Sociology teaching in Brazil.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectSociologia - Estudo e ensino (Ensino médio)por
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectSociology - Study and teachingeng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectTeacherseng
dc.titleO ensino de sociologia na educação básica: relatos de educadores da rede estadual de São Paulopor
dc.title.alternativeThe sociology teching on basic education: teacher's reports from state the education network of São Pauloeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Leite, Kelen Christina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0993995005511082por
dc.description.resumoA pesquisa discute o ensino de Sociologia na educação básica e aborda os inúmeros desafios para a consolidação da disciplina no Ensino Médio. A construção histórica da Sociologia, a partir de seus principais autores: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, de algumas abordagens teórico-metodológicas e conceitosabrange essa pesquisa, que discute também as transformações sociais, políticas, econômicas, culturais e educacionais realizadas a partir do advento do sistema capitalista de produção. O desenvolvimento da Sociologia no país apresenta-se com seus principais debates e alguns autores. Discute-se o ensino da disciplina no Ensino Médio a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com alguns professores da rede estadual do estado de São Paulo, que abordam seus dilemas, desafios, vivências e a estrutura dessa rede e do ensino de Sociologia no país.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6616060349210475por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record