dc.contributor.author | Correa, Juliana Cristina | |
dc.date.accessioned | 2018-03-08T18:50:49Z | |
dc.date.available | 2018-03-08T18:50:49Z | |
dc.date.issued | 2017-02-24 | |
dc.identifier.citation | CORREA, Juliana Cristina. “Bagulho do pensamento” : a relação com o saber de jovens estudantes do ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9549. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9549 | |
dc.description.abstract | This work has as theoretical base the proposition "relation with the knowledge" of Bernard
Charlot and as pillar, reflections on the process of teaching and learning. The objective is
to understand the relationships established between young high school students and
school knowledge in a context of student occupation against the School Reorganization
proposed by the government of the state of São Paulo in the second half of 2015. For this
purpose, young people were invited to participate Students (girls and boys) from schools
that were occupied in the city of São Carlos-SP, with ages between 15 and 17 years. The
research has a qualitative methodological approach and seeks to understand the
discourse of the participants through two main instruments of data collection: "balance of
knowledge" and semi-structured interview. The obtained results bring to the
understanding and characterization of the relations established with the scholarly
knowledge of the young people interviewed, who pass through the school space, the
socialization, the political vision they express, the community, the family, the teacherstudent
relationship and also the relationship School-student management when we
consider their social relations with knowledge. It also pervades aspects of personal taste,
the future expectation and the self-image that they make of themselves, when we
consider their relations to identity with knowledge. And they also go through pedagogical
aspects, through the activity of the subject and through learning when we consider their
epistemic relations with knowledge. Finally, we conclude also the theoretical and
methodological potential that the theoretical proposition offers, giving conditions for
discussions and improvement regarding the teaching and learning processes. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Relação com o saber | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Jovens estudantes | por |
dc.subject | Reorganização escolar | por |
dc.subject | Processo de ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Relationship with knowledge | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | Young students | eng |
dc.subject | School reorganization | eng |
dc.subject | Teaching and learning process | eng |
dc.title | “Bagulho do pensamento” : a relação com o saber de jovens estudantes do ensino médio | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Denise de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3330976062026878 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como base teórica a proposição “ relação com o saber” de Bernard
Charlot e como pilar, reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é
compreender quais as relações estabelecidas entre jovens estudantes do ensino médio
e o saber escolar, num contexto de ocupação estudantil contra a Reorganização Escolar
proposta pelo governo do estado de São Paulo no segundo semestre de 2015. Para
isso, foram convidados para participar jovens estudantes (garotas e garotos) de escolas
que foram ocupadas na cidade de São Carlos-SP, com faixa etária entre 15 a 17 anos. A
investigação tem uma abordagem metodológica qualitativa e busca compreender o
discurso dos participantes através de dois principais instrumentos de coleta de dados:
“balanço do saber” e entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos trazem a
compreensão e a caracterização das relações estabelecidas com o saber escolar dos
jovens entrevistados, que perpassam pelo espaço escolar, pela socialização, pela visão
política que expressam, pela coletividade, pela família, pela relação professor-aluno e
também pela relação gestão escolar-aluno quando consideramos suas relações sociais
com o saber. Também perpassa por aspectos do gosto pessoal, pela expectativa futuro e
pela autoimagem que fazem de si, quando consideramos suas relações identitária com o
saber. E também perpassam por aspectos pedagógicos, pela atividade do sujeito e pela
aprendizagem quando consideramos suas relações epistêmicas com o saber. Por fim,
concluímos também a potencialidade teórica e metodológica que a proposição teórica
assumida oferece, dando condições para discussões e aprimoramento a respeito dos
processos de ensino e aprendizagem. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1062401440612841 | por |