Show simple item record

dc.contributor.authorAlencar, Elisa Borges de Alcântara
dc.date.accessioned2018-03-15T11:49:51Z
dc.date.available2018-03-15T11:49:51Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.identifier.citationALENCAR, Elisa Borges de Alcântara. Formação com professores de língua inglesa da rede pública no Tocantins : cenas de letramento crítico. 2017. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9569.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9569
dc.description.abstractThis thesis deals with a teacher development experience with nine participants from seven public schools in a city in the interior of the Northern Region of Tocantins, experienced through a collaborative work involving the participants and the researcher, from the perspective of Critical Literacy as a philosophy of English language teaching and learning. The study troubles the role of the English language in the curriculum in face of the challenges of globalization in a way in which the teachers were able to visualize this matter, especially in the local context of this study. The main objective was to analyze the formulation process from a perspective of Critical Literacy and its unfolding in the classroom practices, through several activities elaborated collaboratively to be used in the classes taught by the participating teachers. This study was oriented by the scope of applied linguistics and critical applied linguistics, with emphasis on postmodern and poststructuralist assumptions about foreign language teaching. This research has its methodological approach based on the qualitative and ethnographic studies (school ethnography). It is characterized as a collaborative-action research, with emphasis on three main aspects: agency, criticity and meaning making. Results demonstrate the possibility of a more meaningful and critical point of view in English language teaching with a critical and collaborative perspective, broadening an understanding of the value of other views on the implications of teaching English in this local context and its connections with the global context.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectFormação de professores de língua inglesapor
dc.subjectLetramento críticopor
dc.subjectPesquisa-ação colaborativapor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectTeacher training of english teacherseng
dc.subjectCritical literacyeng
dc.subjectCollaborative researcheng
dc.subjectPublic schoolseng
dc.titleFormação com professores de língua inglesa da rede pública no Tocantins : cenas de letramento críticopor
dc.title.alternativeThe training of public school english teachers in Tocantins state : scenes of critical literacyeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Paula, Sandra Regina Buttros Gattolin de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9228036521343293por
dc.description.resumoEsta tese enfoca uma experiência de formação docente com nove professoras de sete escolas públicas de uma cidade do Tocantins vivenciada em trabalho colaborativo envolvendo participantes e pesquisadora na perspectiva do Letramento Crítico como filosofia de ensino e aprendizagem escolar de inglês. O estudo problematiza o papel do Língua Inglesa no currículo ante os desafios da globalização e a maneira como as docentes visualizam essa questão, em especial em seu contexto de atuação. A pesquisa objetivou analisar o processo de formação docente na perspectiva do Letramento Crítico e seus desdobramentos nas práticas em sala de aula por meio de atividades elaboradas em conjunto para ser desenvolvidas nas aulas das professoras participantes. A pesquisa se orientou pelo escopo da linguística aplicada e linguística aplicada crítica, com ênfase em pressupostos pós-modernos e pós-estruturalistas do ensino de línguas estrangeiras. De abordagem qualitativa e natureza etnográfica (etnografia escolar), a investigação se desdobrou como pesquisa-ação colaborativa com destaque para três aspectos: agência, criticidade e construção de sentidos. Os resultados demonstram a possibilidade de não só proporcionar práticas de ensino de inglês mais significativas com ênfase na crítica e na colaboração, mas também ampliar a compreensão da importância de renovar o olhar sobre as implicações de ensinar inglês em contexto local e suas conexões com o global.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7565497834655581por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record