dc.contributor.author | Alencar, Elisa Borges de Alcântara | |
dc.date.accessioned | 2018-03-15T11:49:51Z | |
dc.date.available | 2018-03-15T11:49:51Z | |
dc.date.issued | 2017-06-23 | |
dc.identifier.citation | ALENCAR, Elisa Borges de Alcântara. Formação com professores de língua inglesa da rede pública no Tocantins : cenas de letramento crítico. 2017. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9569. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9569 | |
dc.description.abstract | This thesis deals with a teacher development experience with nine participants from seven
public schools in a city in the interior of the Northern Region of Tocantins, experienced
through a collaborative work involving the participants and the researcher, from the
perspective of Critical Literacy as a philosophy of English language teaching and learning.
The study troubles the role of the English language in the curriculum in face of the challenges
of globalization in a way in which the teachers were able to visualize this matter, especially in
the local context of this study. The main objective was to analyze the formulation process
from a perspective of Critical Literacy and its unfolding in the classroom practices, through
several activities elaborated collaboratively to be used in the classes taught by the
participating teachers. This study was oriented by the scope of applied linguistics and critical
applied linguistics, with emphasis on postmodern and poststructuralist assumptions about
foreign language teaching. This research has its methodological approach based on the
qualitative and ethnographic studies (school ethnography). It is characterized as a
collaborative-action research, with emphasis on three main aspects: agency, criticity and
meaning making. Results demonstrate the possibility of a more meaningful and critical point
of view in English language teaching with a critical and collaborative perspective, broadening
an understanding of the value of other views on the implications of teaching English in this
local context and its connections with the global context. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Formação de professores de língua inglesa | por |
dc.subject | Letramento crítico | por |
dc.subject | Pesquisa-ação colaborativa | por |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.subject | Teacher training of english teachers | eng |
dc.subject | Critical literacy | eng |
dc.subject | Collaborative research | eng |
dc.subject | Public schools | eng |
dc.title | Formação com professores de língua inglesa da rede pública no Tocantins : cenas de letramento crítico | por |
dc.title.alternative | The training of public school english teachers in Tocantins state : scenes of critical literacy | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Paula, Sandra Regina Buttros Gattolin de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9228036521343293 | por |
dc.description.resumo | Esta tese enfoca uma experiência de formação docente com nove professoras de sete escolas
públicas de uma cidade do Tocantins vivenciada em trabalho colaborativo envolvendo
participantes e pesquisadora na perspectiva do Letramento Crítico como filosofia de ensino e
aprendizagem escolar de inglês. O estudo problematiza o papel do Língua Inglesa no
currículo ante os desafios da globalização e a maneira como as docentes visualizam essa
questão, em especial em seu contexto de atuação. A pesquisa objetivou analisar o processo de
formação docente na perspectiva do Letramento Crítico e seus desdobramentos nas práticas
em sala de aula por meio de atividades elaboradas em conjunto para ser desenvolvidas nas
aulas das professoras participantes. A pesquisa se orientou pelo escopo da linguística aplicada
e linguística aplicada crítica, com ênfase em pressupostos pós-modernos e pós-estruturalistas
do ensino de línguas estrangeiras. De abordagem qualitativa e natureza etnográfica (etnografia
escolar), a investigação se desdobrou como pesquisa-ação colaborativa com destaque para três
aspectos: agência, criticidade e construção de sentidos. Os resultados demonstram a
possibilidade de não só proporcionar práticas de ensino de inglês mais significativas com
ênfase na crítica e na colaboração, mas também ampliar a compreensão da importância de
renovar o olhar sobre as implicações de ensinar inglês em contexto local e suas conexões com
o global. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7565497834655581 | por |