Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Nathan Bastos de
dc.date.accessioned2018-04-03T19:34:35Z
dc.date.available2018-04-03T19:34:35Z
dc.date.issued2017-11-14
dc.identifier.citationSOUZA, Nathan Bastos de. A construção contraditória do discurso identitário no cancioneiro de Soledad Pastorutti no contexto do folclore argentino. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9655.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9655
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the presence of contradiction indexes that materialize themselves in Soledad Pastorutti’s identity discourse, within her folk music body of work (corpus), while pointing toward otherness, through an analysis of the dialogic relations between folk corpora, their context of production, the music industry narrative, a few biographical reports, and a few songs. This dissertation’s theoretical approach is taken from bakhtinian theory and focuses mainly on the subjects of analysis of contradiction, ambivalence, and bivocality. The methodology of the analysis is based on the notion of text comparison and takes ideological signs as the materialization of social value attribution in language. The results confirm the thesis that the identity discourse in Soledad Pastorutti’s folk music corpus is built under the auspices of self-contradiction, given that within the limits of a single linguistic unit – sometimes a word, sometimes a whole sentence – two voices can be heard: a first one, more apparent, which defends the identity discourse while attacking the “other”, and a second one, less apparent, which shows how far identity constitutes itself in relation to otherness. In other words, the resistance to otherness is ambivalent, bivocal, and contradictory, inasmuch as the discourse that attacks others constitutes itself in difference. It is an identity discourse founded on the contradiction of repealing what is actually constitutive.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectContradiçãopor
dc.subjectAmbivalênciapor
dc.subjectBivocalidadepor
dc.subjectFolclore argentinopor
dc.subjectContradictioneng
dc.subjectAmbivalenceeng
dc.subjectBivocalityeng
dc.subjectSoledad Pastoruttispa
dc.subjectArgentine Folklorespa
dc.subjectContradicciónspa
dc.subjectBivocalidadpor
dc.titleA construção contraditória do discurso identitário no cancioneiro de Soledad Pastorutti no contexto do folclore argentinopor
dc.title.alternativeLa construcción contradictoria del discurso identitario en el cancionero de Soledad Pastorutti en el contexto del folclore argentinospa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Miotello, Valdemir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9131819326282708por
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é investigar como se materializam no discurso identitário do cancioneiro folclórico de Soledad Pastorutti os índices de contradição que apontam para a alteridade por meio de uma análise das relações dialógicas do cancioneiro com seu contexto de produção, da narrativa da indústria discográfica, de alguns relatos biográficos e de algumas canções. A abordagem teórica é advinda da teoria bakhtiniana e se concentra principalmente nas categorias de análise da contradição, da ambivalência e da bivocalidade. A metodologia de análise se pauta na noção de cotejamento de texto e toma os signos ideológicos como materialização na linguagem das valorações sociais. Os resultados comprovam a tese de que o discurso identitário no cancioneiro folclórico de Soledad Pastorutti se constrói sob os auspícios da própria contradição, visto que nos limites de uma só e mesma unidade linguística – às vezes uma palavra, às vezes uma oração completa – se escutam duas vozes, a primeira, mais evidente, que defende o discurso identitário atacando o “outro” e a segunda, menos aparente, que demonstra o tanto que a identidade se constitui em relação com a alteridade. Em outras palavras, a resistência à alteridade é ambivalente, bivocal e contraditória porque o discurso que conjura o ataque se constitui na diferença. É um discurso identitário que se funda na contradição de repelir o que é constitutivo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4592348231762682por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples