Show simple item record

dc.contributor.authorAndrade, Flavia Hatsumi Izumida
dc.date.accessioned2018-04-09T18:05:21Z
dc.date.available2018-04-09T18:05:21Z
dc.date.issued2016-02-22
dc.identifier.citationANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida. A motivação de estudantes adolescentes de espanhol de um Centro de Estudos de Línguas. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9686.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9686
dc.description.abstractThis master's research aims to 1) analyze and 2) configure the motivation by teenage students of spanish in a Language Study Center (CEL) in a learning process. We understand motivation as a complex and dynamic system, according to Dörnyei and Ushioda (2012) and Larsen-Freeman and Cameron (2008). The system is composed of different factors (systems or subsystems) that interact constantly. From this interaction, the stability of the complex system suffers shocks, causing changes because of time and / or interactions between the components themselves. Besides that, another goal of this research was to identify the motivators affordances (PAIVA, 2009) that became responsible por student’s staying in the course. Thus, data from twelve participants, obtained through the three data collection instruments (questionnaire, learning diary and semi-structured interviews), qualitatively analyzed through interpretive baseline analysis, the final step of the analysis was made a cutout in the data and we began to deepen the analysis of data from six of the participants. The research is characterized as action research, because the researcher was also teaching the participants. From the reports of the participants, first a) identified the initial motivation of each one to learn Spanish to later b) find affordances (PAIVA, 2009) that may have altered its initial condition of the motivational system. It is understood affordance as opportunities to connect with the foreign language (LE), which in addition to emerge in language, generate changes in the motivational complex systems of the participants. The results show that participants mostly did not have initial motivation to learn Spanish, but in contact with affordance, their motivational complex systems had been increasing. The most recurrent affordance for motivation were identified: interaction / group training; activities in the classroom and teacher performance. This may seem to be the main affordance responsible for the change of the initial student’s motivation. The conclusion is that teacher performance was felt by the participants of the research as subjective and also because of hers metodolical and didactical choises.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectSistemas complexos dinâmicospor
dc.subjectPropiciamentospor
dc.subjectEnsino e aprendizagem de espanholpor
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectDynamic complex systemseng
dc.subjectAffordanceeng
dc.subjectTeaching and learning Spanisheng
dc.titleA motivação de estudantes adolescentes de espanhol de um Centro de Estudos de Línguaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Yokota, Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9230517686993400por
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado tem o objetivo de 1) analisar e 2) caracterizar a dinâmica da motivação de alunos adolescentes de espanhol de um Centro de Estudos de Línguas (CEL) em processo de aprendizagem de espanhol. Compreendemos a motivação como um sistema complexo e dinâmico, de acordo com Dörnyei e Ushioda (2012) e Larsen-Freeman e Cameron (2008). O sistema é composto por diferentes fatores (sistemas ou subsistemas) que interagem constantemente. A partir dessa interação, a estabilidade do sistema complexo sofre abalos, provocando mudanças em função do tempo e/ou das próprias interações entre seus componentes. Além disso, objetivamos identificar os propiciamentos (PAIVA, 2009) motivadores e responsáveis pela permanência dos alunos no curso. Assim, os dados dos 12 participantes, obtidos por meio dos três instrumentos de coleta de dados (questionário, diário de aprendizagem e entrevista semiestruturada), foram analisados qualitativamente, por meio de análise de base interpretativista, na etapa final da análise, fez-se um recorte nos dados e passamos a aprofundar a análise dos dados de 6 dos participantes. A pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação, visto que a pesquisadora era também docente dos participantes. A partir dos relatos dos participantes, identificamos primeiramente: a) a motivação inicial de cada um para aprender espanhol para, posteriormente, b) encontrar os propiciamentos (PAIVA, 2009) que podem ter alterado sua condição inicial do sistema motivacional. Entende-se propiciamento como oportunidades de contato com a língua estrangeira (LE), que além de emergirem em linguagem, geram modificações nos sistemas complexos motivacionais dos participantes. Os resultados apontam que os participantes, em sua maioria, não possuíam motivação inicial para aprender espanhol, mas que, em contato com os propiciamentos, seus sistemas complexos motivacionais foram aumentando. Os propiciamentos mais recorrentes para a motivação identificados foram: interação/formação de grupo; atividades desenvolvidas em sala de aula e atuação do professor. Essa mostrou-se como o propiciamento mais efetivo para a mudança na motivação inicial dos estudantes. Conclui-se que a atuação do professor é sentida de forma subjetiva e também por meio de suas escolhas metodológicas e didáticas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0190334429885262por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record