dc.contributor.author | Oliveira, Rogério Macedo de | |
dc.date.accessioned | 2018-05-08T18:51:23Z | |
dc.date.available | 2018-05-08T18:51:23Z | |
dc.date.issued | 2018-02-05 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Rogério Macedo de. Texto publicitário e Letramento Crítico no Livro Didático de língua portuguesa: ampliando paradigmas de leitura. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9905. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9905 | |
dc.description.abstract | The following master thesis intends to investigate reading activities related to advertising texts by conducting comparative analysis between two High School Portuguese textbooks (Brazil, PNLD-2015) whose sessions present reading and comprehension activities directly related to the mentioned discursive genre. By taking into consideration the wide presence of advertising texts in many social contexts, as well as their goals to persuade target audiences by mobilizing strategies to promote a product, idea or concept, language gains a central role and highlights the importance of encouraging students to develop critical and reflective postures on the advertisement increase seen nowadays. Based on such a context, this work aims to conduct a detailed, comparative analysis of reading and comprehension activities presented in these two Portuguese textbooks by exploring theoretical studies related to Critical Literacy and reading activities (LUKE; FREEBODY, 1997; JORDÃO, 2013, 2017; KLEIMAN, 2005; MENEZES DE SOUZA, 2011). Theoretical studies related to advertising knowledge area (SANTOS, 2005) and to the role of multimodalities to create different meanings (KRESS,2003, 2010) were also taken into consideration, as well as the study of Brazilian official documents that regulate the production of textbooks distributed to public schools (BRAZIL, 2013, 2014). Based on the previous considerations, the main objective of this work was to investigate how or in which ways reading and comprehension activities related to advertising texts presented in the selected textbooks (Português: contexto interlocução e sentido and Ser Protagonista: Língua Portuguesa) could favor or even inhibit the promotion of Critical Literacy. In addition, suggestions to amplify or even reconfigure some of the activities were also done to elucidate how the exercises could be articulated to Critical Literacy theories. Results obtained from such research helped to develop considerations related to the theoretical and methodological principles held by both the analyzed reading activities and the Teacher’s guide presented in the textbooks, since most of them were not close to a Critical Literacy reading approach when compared to reading principles sustained by some official documents. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Texto publicitário | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Letramento Crítico | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Advertising texts | eng |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject | Critical Literacy | eng |
dc.subject | Textbook | eng |
dc.title | Texto publicitário e Letramento Crítico no Livro Didático de língua portuguesa: ampliando paradigmas de leitura | por |
dc.title.alternative | Advertising texts and Critical Literacy in Portuguese textbooks: expanding reading paradigms | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Paula, Sandra Regina Buttros Gattolin de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9228036521343293 | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação aborda atividades de leitura de textos publicitários a partir de análises comparativas entre unidades contidas em dois volumes de livros didáticos de Língua Portuguesa (Ensino Médio: PNLD-2015) as quais se propõem a apresentar exercícios de leitura e interpretação especificamente em torno desse gênero discursivo. Ao se levar em conta a presença massiva da publicidade em variados contextos sociais, alinhada a seus objetivos para tentar persuadir potenciais públicos-alvo por meio da utilização de variadas estratégias visando promover um produto, ideia ou conceito, a linguagem adquire, assim, significativo papel. Em contextos de ensino e aprendizagem, por exemplo, tal cenário suscita o interesse em favorecer a formação de educandos preparados para desenvolver posturas críticas e reflexivas frente ao bombardeamento publicitário verificado atualmente. Por meio de contribuições teóricas relacionadas ao Letramento Crítico e à prática de leitura (LUKE; FREEBODY, 1997; JORDÃO, 2013, 2017; KLEIMAN, 2005; MENEZES DE SOUZA, 2011) , à esfera de atuação da área da publicidade (SANTOS, 2005), ao papel das multimodalidades (KRESS, 2003, 2010) para a construção de diferentes significações bem como à existência de normas, diretrizes ou resoluções oficiais (BRASIL, 2013, 2014) que regulam a produção e a aprovação de livros didáticos distribuídos à Rede Pública de Ensino, foi realizado um estudo analítico-comparativo das atividades de leitura e interpretação de anúncios publicitários presentes nas unidades selecionadas. O objetivo dessa ação foi investigar em que medida os exercícios apresentados nos volumes escolhidos, a saber, Português: contexto, interlocução e sentido (Editora Moderna, vol.1) e Ser Protagonista: Língua Portuguesa (Editora SM, vol.3) se aproximavam de práticas de leitura orientadas por pressupostos do Letramento Crítico, apontando possíveis sugestões de ampliação ou reconfiguração das atividades de modo a articulá-las à referida perspectiva teórica. Dentre os resultados obtidos, foi possível verificar que a maioria das atividades analisadas nos volumes distanciava-se de pressupostos de leitura assumidos pelas teorias do Letramento Crítico, uma vez que tanto os apontamentos contidos nos Manuais do Professor quanto os próprios enunciados dos exercícios limitavam a adoção de práticas de leitura mais amplas. Tal característica contrasta, por exemplo, com perspectivas teórico-metodológicas encontradas em documentos oficiais notadamente relacionados à produção e avaliação de livros didáticos direcionados ao ensino público, os quais revelaram, explícita ou implicitamente, maior afinidade teórica com princípios do Letramento Crítico. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2091480766165827 | por |