Show simple item record

dc.contributor.authorAlves, Augusto Marques
dc.date.accessioned2018-09-26T00:23:10Z
dc.date.available2018-09-26T00:23:10Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.identifier.citationALVES, Augusto Marques. Avaliação da aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual: análise de teses e dissertações brasileiras. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10502.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10502
dc.description.abstractThe present research focuses on the schooling of people with disabilities, especially the school evaluation of students with intellectual disabilities. The evaluation of school learning aims to diagnose the elements that are contributing and / or hindering learning and help in its improvement. The evaluation actions within the classroom reflect not only in the way of conceiving and applying the evaluation, but also in the schooling of students with and without disabilities. In this direction we must ask ourselves: How are teachers of the regular classroom, Elementary School, performing evaluations of school learning for their students with intellectual disabilities? What does Brazilian academic production reveal to us? The present research had as general objective to make a balance and analysis of the Brazilian academic production on the evaluation of the school learning of students with intellectual deficiency, enrolled in common classroom of the Elementary School. It is a systematic review of literature supported by the methodology of integrative bibliographical research. The results indicate that the number of academic researches that have the evaluation of the learning of students with intellectual disabilities in the regular classroom of Elementary School as an object of research and analysis is small; showed the concomitant occurrence of different conceptions about the intellectual deficiency and evaluation of the learning of these students; that teachers indicate that forms of evaluation are more than documents for the purpose of recording students' performance in the learning of school contents and recognize that the evaluation tools used have an important role. These were the data selected and analyzed by this research and may indicate a transition phase in the way of conceiving intellectual disability in the classroom and how to assess the learning of these students.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectAnálise integrativapor
dc.subjectBalanço de produçãopor
dc.subjectEducación especialspa
dc.subjectEvaluación del aprendizajespa
dc.subjectDeficiencia intelectualspa
dc.subjectAnálisis integrativospa
dc.subjectBalance de producciónspa
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectLearning assessmenteng
dc.subjectIntellectual disabilityeng
dc.subjectIntegrative analysiseng
dc.subjectProduction balanceeng
dc.titleAvaliação da aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual: análise de teses e dissertações brasileiraspor
dc.title.alternativeEvaluation of the learning of the person with intellectual disability: analysis of Brazilian Theses and Dissertationseng
dc.title.alternativeEvaluación del aprendizaje de la persona con discapacidad intelectual: análisis de Tesis y Disertaciones brasileñasspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Orlando, Rosimeire Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4254571422608459por
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como foco a escolarização de pessoas com deficiência, sobretudo a avaliação escolar de alunos com deficiência intelectual. A avaliação da aprendizagem escolar tem como meta diagnosticar os elementos que estão contribuindo e/ou dificultando a aprendizagem e auxiliar em sua melhoria. As ações avaliativas no âmbito de sala de aula refletem não apenas na forma de conceber e aplicar a avaliação, mas, também, no que diz respeito à escolarização de alunos com e sem deficiência. Nesta direção cabe questionarmos: Como professores da sala regular, do Ensino Fundamental, vêm realizando as avaliações da aprendizagem escolar de seus alunos com deficiência intelectual? O que a produção acadêmica brasileira nos revela? A presente pesquisa teve como objetivo geral realizar um balanço e análise da produção acadêmica brasileira sobre a avaliação da aprendizagem escolar de alunos com deficiência intelectual, matriculados em sala de aula comum do Ensino Fundamental. Trata-se de revisão sistemática de literatura respaldada pela metodologia de pesquisa bibliográfica integrativa. Os resultados indicam que é diminuto o número de pesquisas acadêmicas que tenham a avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual na sala regular, do Ensino Fundamental, como objeto de pesquisa e análise; mostraram a ocorrência concomitante de concepções distintas sobre a deficiência intelectual e avaliação da aprendizagem desses estudantes; que os professores indicam que as formas de avaliar são mais do que documentos com a finalidade de registrar o desempenho de alunos a aprendizagem dos conteúdos escolares e reconhecem que os instrumentos avaliativos utilizados têm um importante papel. Esses foram os dados selecionados e analisados por esta pesquisa e talvez indiquem uma fase de transição na forma de conceber a deficiência intelectual em sala de aula e tratar a avaliação da aprendizagem destes alunos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4059739141897265por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record