dc.contributor.author | Tostes, Raissa Siqueira | |
dc.date.accessioned | 2018-09-27T12:32:16Z | |
dc.date.available | 2018-09-27T12:32:16Z | |
dc.date.issued | 2018-04-27 | |
dc.identifier.citation | TOSTES, Raissa Siqueira. A atuação de psicólogo bilíngue no atendimento terapêutico à pessoa surda. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10514. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10514 | |
dc.description.abstract | Since the approbation of a law that recognized the Brazilian Sign Language - Libras, in 2002,
the number of psychology professionals has increased thanks to the possibility of attending the
deaf people through sign language. However, as the recognition is recent, there is a shortage of
bibliography, training opportunities and academic research on the subject. This qualitative and
exploratory study aims to analyze and discuss the performance of the bilingual psychologist in
the care of the deaf. This research was built with historical-cultural theoretical basis, especially
from Vygotsky's and Bakhtin's point of view, taking the subject as constituted by language and
social relations, with steady production and reproduction of subjective senses. The deaf, from
birth and conviviality with different languages - being one of comfort and another majoritarian
- is inevitably immersed in complex macro politics where it faces multiple ideologies, choices,
expectations, obstacles, actions imposed or offered by others. For the purpose of diving into the
lived experiences of bilingual psychologists, I proposed to develop a dialogue with them
through interviews in Libras directed to four professionals of psychology, in which they related
their experiences, challenges, possibilities and limits in the therapeutic care to the deaf person,
all of them were recorded on videotapes and translated into Portuguese. Through a set of data
collected in the interviews, I chose five circumstances in order to analyze and discuss, they
were divided into two thematic axes entitled: the relationship between the psychologist and the
language of the deaf in the therapeutic context and the challenges, possibilities and limits of
action of the psychologist in the care of the deaf person. The analyzes and considerations on
the performance of the bilingual psychologist have led to notice that there is a risk of reinforcing
the subordination of the deaf to other people's choices and, on the other hand, by favoring their
emancipation, emphasizing the importance of the bilingual psychologist comprehend the deaf
in his bilingual daily life and understand him in the social situations in which he lives and
understand how the production of subjective senses occurs in the various social, linguistic,
affective and cultural spaces. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Língua Brasileira de Sinais | por |
dc.subject | Bilinguismo | por |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Psychology | eng |
dc.subject | Brazilian Sign Language | eng |
dc.subject | Bilingualism | eng |
dc.subject | Deafness | eng |
dc.subject | Psicología | spa |
dc.subject | Lengua Brasileña de Señas | spa |
dc.subject | El bilingüismo | spa |
dc.subject | Sordera | spa |
dc.title | A atuação de psicólogo bilíngue no atendimento terapêutico à pessoa surda | por |
dc.title.alternative | The perfomance of the bilingual psychologist in the therapeutic care of the deaf person | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9468232016416725 | por |
dc.description.resumo | Com a aprovação de lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras, em 2002, tem
aumentado o número de profissionais de psicologia com a possibilidade de atender o surdo com
a língua de sinais. Entretanto, como o reconhecimento é recente, há escassez de bibliografia,
oportunidade de formação e pesquisa acadêmica a respeito do tema. O presente estudo, de
cunho qualitativo e exploratório, tem como objetivo principalmente analisar e discutir a atuação
do psicólogo bilíngue no atendimento ao surdo. Esta pesquisa foi construída com embasamento
teórico histórico-cultural, especialmente a partir da ótica de Vygotsky e de Bakhtin, tomando o
sujeito como constituído pela língua e pelas relações sociais, com produção e reprodução
constantes de sentidos subjetivos. O surdo, desde o nascimento e convívio com línguas
diferentes ‒ sendo uma de conforto e outra majoritária ‒ está imerso inevitavelmente na
macropolítica complexa onde depara-se com múltiplas ideologias, escolhas, expectativas,
obstáculos, ações impostas ou ofertadas pelos outros. Com a intenção de mergulhar nas
experiências vivenciadas de psicólogos bilíngues, propus-me a desenvolver um diálogo com
eles por meio de entrevistas em Libras a quatro profissionais de psicologia, em que relataram
suas experiências, desafios, possibilidades e limites no atendimento terapêutico à pessoa surda,
e que foram registradas em videogravações e traduzidas para língua portuguesa. Da bagagem
de dados recolhidos nas entrevistas, selecionei cinco circunstâncias para fins de análise e
discussão, que foram divididas em dois eixos temáticos intitulados: a relação entre o psicólogo
e a língua do surdo no contexto terapêutico e desafios, possibilidades e limites da atuação do
psicólogo no atendimento à pessoa surda. As análises e ponderações sobre a atuação do
psicólogo bilíngue levaram a perceber que existe o risco de reforço da subordinação do surdo a
escolhas alheias e, por outro lado, de favorecimento à sua emancipação, enfatizando-se a
importância de o psicólogo bilíngue conceber o surdo em seu cotidiano bilíngue, compreendêlo
nas situações sociais em que vive e entender como se dá a produção de sentidos subjetivos
nos diversos espaços sociais, linguísticos, afetivos e culturais. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5366267906155793 | por |