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dc.contributor.authorGarcia, Vanessa Ferreira
dc.date.accessioned2019-03-28T14:33:42Z
dc.date.available2019-03-28T14:33:42Z
dc.date.issued2019-01-24
dc.identifier.citationGARCIA, Vanessa Ferreira. Educação infantil e educação das relações étnico-raciais: motivações docentes, possibilidades e desafios nos centros de educação infantil de Sorocaba (SP). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11161.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11161
dc.description.abstractThe present research has the objective of analyzing how the education of ethnic-racial relations are understood by the teachers of early childhood education in municipal schools in Sorocaba (SP). The research had a qualitative methodology and theoretical basis in the Studies of Childhood in Brazil; articulated with research on the education of ethnic-racial relations. The methodological stages occurred through questionnaires and semi-structured interviews on the education of ethnic-racial relations, focusing the motivational bases, possibilities and challenges in the implementation of practices of valorization to racial equality. Participants were teachers who work with children from zero to five years of age. Together with the bibliographical and documentary research of the goals set out in the Municipal Education Plan (2015 to 2025) and the Municipal Plan for Early Childhood (2016 to 2026), was made a cut of the current panorama of the city, in order to outline indicators on how education of ethnic-racial relations in children's education is articulated, the difficulties faced and the actions carried out by the teachers. The analysis of the data of the teachers indicates that deepening for actions, formations and collective proposals are considered as difficulties. In this context, actions for the promotion of racial equality occurred, for the most part, on the initiative of teachers who seek external materials and training with their own resources.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação Infantil. Educação das Relações étnico-raciais. Formação docente.por
dc.titleEducação infantil e educação das relações étnico-raciais: motivações docentes, possibilidades e desafios nos centros de educação infantil de Sorocaba (SP)por
dc.title.alternativeEarly childhood school and Ethnic-Racial Relations Education: Teacher Motivations, Possibilities and Challenges in Children’s Education Centers of Sorocaba (SP)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Walburga dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2954227254025696por
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo analisar de que maneira as temáticas voltadas à educação das relações étnico-raciais vêm sendo compreendidas pelas docentes na educação infantil da Rede Municipal de Sorocaba (SP). Pautada em metodologia qualitativa, a pesquisa tem como base teórica os Estudos da Infância no Brasil; articulado às pesquisas sobre a educação das relações étnico-raciais. Os encaminhamentos metodológicos se deram por meio de questionários e, posteriormente, entrevistas semiestruturadas a respeito da educação das relações étnico-raciais sobre as bases motivadoras, possibilidades e desafios na implementação de práticas de promoção à igualdade racial com docentes que atuam junto às crianças de zero a cinco anos de idade. Associado à pesquisa bibliográfica e documental das metas instituídas nos Plano Municipal de Educação (2015 a 2025) e Plano Municipal pela Primeira Infância (2016 a 2026), realizou-se um recorte do contexto atual da cidade, viabilizando a constituição de indicadores sobre como a educação das relações étnico-raciais na educação infantil vem se articulando, quais as dificuldades enfrentadas e as ações que vêm sendo realizadas pelas docentes. A análise indica por meio da compreensão das docentes que aprofundamentos para ações, formações e propostas coletivas apresentam-se como dificuldades. Nesse contexto, as ações de promoção à igualdade racial ocorrem, na maioria dos casos, por inciativa dessas docentes que buscam materiais e formações externas com recursos próprios.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9964848917453838por


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