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dc.creatorVasconcellos, Talita Silva Perussi
dc.date.accessioned2019-05-03T13:16:19Z
dc.date.available2019-05-03T13:16:19Z
dc.date.issued2019-02-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11351
dc.description.abstractThe present research responds to the following question: Can the board game be considered as a resource in the reading and writing process? In order to answer this question, this study aimed to observe and analyze the use of board game in the process of appropriation of skills related to reading and writing of children in situations of social vulnerability. The present research was carried out in a Civil Society Organization, in the interior of the state of São Paulo. Fourteen girls, seven to ten years of age, who attended this organization participated in the study. The present qualitative research, characterized as participant research, used the procedures of observation, interview and pedagogical evaluation. It counted on three stages: 1. Initial sounding; 2. Intervention with board games; 3. Finalization. The results showed a gain in skills in the process of acquisition of reading and writing, since the application of the evaluations showed that all the girls advanced in the appropriation of writing abilities possibly by influence of the game. Therefore, it is possible to indicate that the board game can be considered as a facilitator in the process of appropriation of the abilities related to the reading and writing of children in situation of social vulnerability. It is also worth noting the importance of new studies that offer different mechanisms of teaching reading and writing skills, focusing on the potential and knowledge of the learner, so that, in fact, he becomes active in the teaching and learning process.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectJogos de tabuleiropor
dc.subjectLeitura e escritapor
dc.subjectVulnerabilidade socialpor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectBoard gameseng
dc.subjectReading and writingeng
dc.subjectSocial vulnerabilityeng
dc.titleJogos de tabuleiro: recurso lúdico na apropriação de leitura e escrita de crianças em situação de vulnerabilidadepor
dc.title.alternativeBoard games: luddical resource in the approval of reading and writing of children in vulnerability situationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Orlando, Rosimeire Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4254571422608459por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4173409802627218por
dc.description.resumoA presente pesquisa responde ao seguinte questionamento: O jogo de tabuleiro pode ser considerado um recurso no processo de leitura e escrita? A fim de responder tal questão, este estudo teve como objetivo observar e analisar o uso do jogo de tabuleiro no processo de apropriação de habilidades relacionadas à leitura e à escrita de crianças em situação de vulnerabilidade social. A presente pesquisa se realizou em uma Organização da Sociedade Civil, do interior do estado de São Paulo. Foram participantes deste estudo quatorze meninas de sete a dez anos de idade que frequentavam a referida organização. A presente pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como pesquisa participante, se valeu dos procedimentos de observação, entrevista e avaliação pedagógica. Contou com três etapas: 1. Sondagem inicial; 2. Intervenção com jogos de tabuleiro; 3. Finalização. Os resultados mostraram um ganho de habilidades ao processo de aquisição de leitura e escrita, visto que a aplicação das avaliações demostrou que todas as meninas avançaram na apropriação de habilidades de escrita possivelmente por influência do jogo. Logo, é possível indicar que o jogo de tabuleiro pode ser considerado um recurso facilitador no processo de apropriação das habilidades relacionadas à leitura e à escrita de crianças em situação de vulnerabilidade social. Destaca-se, ainda, a importância de novos estudos que ofereçam diferentes mecanismos de ensino das habilidades de leitura e escrita, com foco nas potencialidades e saberes do aprendiz, para que, de fato, ele se torne ativo no processo de ensino e aprendizagem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Especialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 131402/2017-0por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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