Show simple item record

dc.contributor.authorLangendonck, Melanie Fairlie Pearson Van
dc.date.accessioned2019-08-02T12:37:41Z
dc.date.available2019-08-02T12:37:41Z
dc.date.issued2019-03-15
dc.identifier.citationLANGENDONCK, Melanie Fairlie Pearson Van. Ensino de notas musicais ao piano para um menino com Autismo. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11582.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11582
dc.description.abstractChildren with Autism Spectrum Disorder (ASD) may present deficits in communication and social interaction, as well as restricted and repetitive behaviors and interests. Research has been carried out in the area of music, however the majority of studies for this population contemplate the use of music as a therapeutic and not an educational activity. Were found studies that evaluated the teaching of rudimentary reading of musical notes through stimulus equivalence and mostly with individuals with typical development. This study had as a general objective to verify the effects of conditional discriminations between figures (each composed of a background color and a specific musical symbol) and keys in the recognition of musical notes to the piano in a boy with 4 years and 10 months of age diagnosed with ASD. As specific objectives, verify if the control of the answer would be given by the color or symbol of the musical figures, examine the formation of classes of equivalent stimuli and test the recombination of the notes learned in new musical sequences. The method had an experimental design with multiple baseline between sets of musical notes. The teaching, which had procedures of the Applied Behavior Analysis (ABA), was divided in three phases, in which seven musical notes written in the treble clef, from central C to central B, were taught in configurations that ranged from one to 38 combined and recombined symbols (units). A pre and post-test were applied at all phases. The connection between symbol and color cards and the corresponding keys (AB) and between cards with symbol and color and the name of the corresponding note (AD) were taught. The procedure of teaching discrimination of musical notes promoted the acquisition of repertoire referring to musical reading, as measured by the response of playing the corresponding key. The results suggest efficacy in teaching with an achievement of over 70% in the teaching and testing phases. Emerging relations between teaching classes could also be noticed. It is intended with this research, expand previous studies found In music and equivalence with adults for a child with ASD.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectTranstorno do espectro do autismopor
dc.subjectEquivalência de estímulospor
dc.subjectLeitura musicalpor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectAutism Spectrum Disordereng
dc.subjectStimulus equivalenceeng
dc.subjectMusical reading.eng
dc.titleEnsino de notas musicais ao piano para um menino com Autismopor
dc.title.alternativeTeaching piano musical notes to a boy with Autismeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Elias, Nassim Chamel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4216525883778695por
dc.description.resumoCrianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem apresentar déficits na comunicação e na interação social, bem como comportamentos e interesses restritos e repetitivos. Pesquisas vem sendo realizadas na área da música, entretanto a maioria dos estudos para esta população contempla o uso da música como atividade terapêutica e não educacional. Foram encontrados estudos que avaliaram o ensino de leitura e rudimentos musicais por meio da equivalência de estímulo e em sua maioria com indivíduos com desenvolvimento típico. Este estudo teve como objetivo geral verificar os efeitos do ensino com discriminações condicionais entre figuras (cada uma composta por uma cor de fundo e um símbolo musical específico) e teclas no reconhecimento de notas musicais ao piano em um menino com 4 anos e 10 meses de idade diagnosticado com TEA. Como objetivos específicos, verificar se o controle da resposta se daria pela cor ou pelo símbolo das figuras musicais, verificar a formação de classes de estímulos equivalentes e testar a recombinação das notas aprendidas em novas sequências musicais. O método contou com um delineamento experimental com linha de base múltipla entre conjuntos de notas musicais. O ensino, que contou com procedimentos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), foi dividido em três fases, em que sete notas musicais grafadas na clave de sol, de dó central a si, foram ensinadas em configurações que variaram de 1 a 38 símbolos (unidades) combinadas e recombinadas. Todas as fases contaram com pré e pós-teste. Foram ensinadas as relações entre cartões com símbolo e cor e as teclas correspondentes (AB) e entre cartões com símbolo e cor e o nome da nota correspondente (AD). O procedimento de ensino de discriminação de notas musicais promoveu a aquisição de repertório referente a leitura musical, medido pela resposta de tocar a tecla correspondente. Os resultados sugerem eficácia no ensino com um aproveitamento superior a 70% nas fases de ensino e teste. Relações emergentes entre as classes de ensino também puderam ser notadas. Pretende-se com esta pesquisa, expandir os estudos anteriores encontrados sobre música e equivalência com adultos para uma criança com TEA.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6743223726658670por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record