Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCaixeta, Luiza Magalhães
dc.date.accessioned2020-02-28T13:45:49Z
dc.date.available2020-02-28T13:45:49Z
dc.date.issued2019-08-28
dc.identifier.citationCAIXETA, Luiza Magalhães. Avaliação da emergência de intraverbais em crianças com transtorno do espectro do autismo, após o ensino de tato e de discriminações condicionais. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12277.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12277
dc.description.abstractVerbal behavior, conceived as operant behavior, can be classified according to its functions. Among verbal operants, two types, tact and intraverbal, are essential in the development and enhancement of communication skills. Among verbal operants, two types, tact and intraverbal, are essential in the development and enhancement of communication skills, so systematically assessing the effect of tact (item and category) teaching and listener relationship teaching. (of items and categories), in the emergence of intraverbal responses becomes relevant both to advance knowledge about the learning processes of these repertoires, and to plan interventions with the purpose of increasing and improving the verbal behavior of individuals diagnosed with ASD. The aim of this research was to evaluate the effects of teaching some conditional discriminations (listener repertoire) and tact (speaker repertoire) on the emergence of intraverbal responses in children diagnosed with ASD. Relations between nonverbal stimuli and the names of pictures and between nonverbal stimuli and the names of categories were taught by two procedures: pairing with the auditory-visual matching-to-sample (MTS) model (listener) and transferring vocal response modeling under simultaneous control of stimulus composed by the nonverbal stimulus (the picture) and its spoken name (speaker). Emergence probes of intraverbal response (controlled by questions which had the names of the item or the category as answers) were conducted before, throughout and at the end of the teaching phases. The connections directly taught were learned by all four participants, but no participant demonstrated the emergence of intraverbals, neither after the tact teaching nor after the MTS teaching, nor after both. However, direct teaching of intraverbal for pictures and categories was successful with three of the participants and may have been benefited from prior learning that included the same response components, but with different functions. Successive probes played an important role in monitoring target behaviors.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComportamento verbalpor
dc.subjectIndependência funcional de operantes verbaispor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectTranstorno do espectro do autismo (TEA)por
dc.subjectProcedimentos de ensinopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectVerbal behavioreng
dc.subjectFunctional independence of verbal operantseng
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectAutism spectrum disorder (ASD)eng
dc.subjectTeaching procedureseng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.titleAvaliação da emergência de intraverbais em crianças com transtorno do espectro do autismo, após o ensino de tato e de discriminações condicionaispor
dc.title.alternativeAssessment of intraverbal emergence in children with autism spectrum disorder, after teaching tact and conditional discriminationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, Deisy das Graças de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4404800720856419por
dc.description.resumoO comportamento verbal, concebido como comportamento operante, pode ser classificado de acordo com suas funções. Entre os operantes verbais, dois tipos, o tato e o intraverbal, são essenciais no desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de comunicação, portanto, avaliar sistematicamente o efeito do ensino de tato (de itens e de categorias), e do ensino das relações de ouvinte (de itens e de categorias), na emergência de respostas intraverbais passa a ser relevante tanto para avançar o conhecimento sobre os processos de aprendizagem desses repertórios, quanto para planejar intervenções com o propósito de aumentar e melhorar o comportamento verbal de indivíduos diagnosticados com TEA. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar os efeitos do ensino discriminações condicionais (repertório de ouvinte) e de tatos (repertório de falante) na emergência de respostas intraverbais em crianças diagnosticadas com TEA. Foram ensinadas relações entre estímulos não verbais e nomes de figuras e entre estímulos não verbais e nomes de categorias por meio de dois procedimentos: emparelhamento com o modelo (MTS) auditivo-visual (ouvinte) e transferência de modelação da resposta vocal sob controle simultâneo de estímulo composto pelo estímulo não verbal (a figura) e seu nome falado (falante). Sondas de emergência de respostas intraverbais (controladas por perguntas cujas respostas eram o nome do item ou o da categoria) foram conduzidas antes, ao longo e ao final das fases de ensino. Todos os quatro participantes aprenderam as relações diretamente ensinadas, mas nenhum participante demonstrou emergência de intraverbais, nem após o ensino de tato, nem após o de MTS ou após o ensino de ambos. Contudo, o ensino direto de intraverbais para figuras e para categorias, foi bem-sucedido com três dos participantes e pode ter se beneficiado das aprendizagens prévias que incluíam os mesmos componentes das respostas, porém com funções diferentes. As sondagens sucessivas tiveram um importante papel no monitoramento dos comportamentos-alvo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: código de financiamento - 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5408448239593680por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil