dc.contributor.author | Manzini, Ana Carolina Gurian | |
dc.date.accessioned | 2020-03-12T14:15:15Z | |
dc.date.available | 2020-03-12T14:15:15Z | |
dc.date.issued | 2019-11-29 | |
dc.identifier.citation | MANZINI, Ana Carolina Gurian. Aplicação condensada das três primeiras fases do PECS em uma menina com transtorno do espectro do autismo. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12324. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12324 | |
dc.description.abstract | Introduction: Children with Autism Spectrum Disorder (ASD) may have difficulties in the use of oral communication and may benefit from teaching programs focused on this ability. The literature has pointed benefits to the use of The Picture Exchange Communication System (PECS) better known as the Figure Exchange Communication System for Children with Autism Spectrum Disorder. Objective: To analyze the effects of condensed application of the first three phases of PECS on the emergence of new picture exchange responses in autism spectrum disorder in a natural context. Method: Participated in this study a child with speechless ASD, aged six years. The survey was conducted at the participating child's home. The following data collection instruments were used: Interview script to identify the participant's favorite items; Test to evaluate preference, Session registration protocol. The ABA design was used among participants with the baseline, teaching (intervention) and baseline step. Results: The results showed that at baseline the child's performance was null, that is, she had no knowledge of the use of PECs. After the implementation of the teaching / intervention, despite some partial and / or total physical aids, the child was able to exchange pictures for the desired food. Conclusion: The strategies of condensing the three phases of the PECS adopted viable in the home context and provided for the child and their communication partners effective learning about the use of alternative communication. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Transtorno do espectro do autismo | por |
dc.subject | Picture exchange communication system | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Autism spectrum disorder | eng |
dc.title | Aplicação condensada das três primeiras fases do PECS em uma menina com transtorno do espectro do autismo | por |
dc.title.alternative | Condensed application of the three first phases of PECS in a girl with autism spectrum disorder | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Elias, Nassim Chamel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4216525883778695 | por |
dc.description.resumo | Introdução: Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem apresentar dificuldades para o uso da comunicação oral podendo se favorecer de programas de ensino voltados para esta habilidade. A literatura tem apontados benefícios para o uso do The Picture Exchange Communication System (PECS) mais conhecido como Sistema de Comunicação por Trocas de Figuras por Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Objetivo: Analisar os efeitos da aplicação condensada das três primeiras fases do PECS na emergência de novas respostas de troca de figuras no transtorno do espectro do autismo em contexto natural. Método: Foi participante deste estudo uma criança com TEA sem fala, com idade de seis anos. A pesquisa foi realizada na casa da criança participante. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: Roteiro de entrevista para identificar os itens preferidos da participante; Teste para avaliar preferência, Protocolo para registro das sessões. Foi utilizado o delineamento ABA entre participantes com a etapa de linha de base, ensino (intervenção) e linha de base. Resultados: Os resultados mostraram que na linha de base o desempenho da criança foi nulo, ou seja, ela não possuía conhecimento do uso do PECs. Após a implementação do ensino/intervenção, apesar de algumas ajudas físicas parciais e/ou totais, a criança conseguiu realizar a troca de figuras pelo alimento desejado. Conclusão: As estratégias de condensar as três fases do PECS adotaram se viáveis no contexto domiciliar e proporcionaram para a criança e seus parceiros de comunicação, aprendizagem efetiva sobre o uso da comunicação alternativa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3051712048513767 | por |