Mostrar registro simples

dc.contributor.authorManzini, Ana Carolina Gurian
dc.date.accessioned2020-03-12T14:15:15Z
dc.date.available2020-03-12T14:15:15Z
dc.date.issued2019-11-29
dc.identifier.citationMANZINI, Ana Carolina Gurian. Aplicação condensada das três primeiras fases do PECS em uma menina com transtorno do espectro do autismo. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12324.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12324
dc.description.abstractIntroduction: Children with Autism Spectrum Disorder (ASD) may have difficulties in the use of oral communication and may benefit from teaching programs focused on this ability. The literature has pointed benefits to the use of The Picture Exchange Communication System (PECS) better known as the Figure Exchange Communication System for Children with Autism Spectrum Disorder. Objective: To analyze the effects of condensed application of the first three phases of PECS on the emergence of new picture exchange responses in autism spectrum disorder in a natural context. Method: Participated in this study a child with speechless ASD, aged six years. The survey was conducted at the participating child's home. The following data collection instruments were used: Interview script to identify the participant's favorite items; Test to evaluate preference, Session registration protocol. The ABA design was used among participants with the baseline, teaching (intervention) and baseline step. Results: The results showed that at baseline the child's performance was null, that is, she had no knowledge of the use of PECs. After the implementation of the teaching / intervention, despite some partial and / or total physical aids, the child was able to exchange pictures for the desired food. Conclusion: The strategies of condensing the three phases of the PECS adopted viable in the home context and provided for the child and their communication partners effective learning about the use of alternative communication.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectTranstorno do espectro do autismopor
dc.subjectPicture exchange communication systemeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectAutism spectrum disordereng
dc.titleAplicação condensada das três primeiras fases do PECS em uma menina com transtorno do espectro do autismopor
dc.title.alternativeCondensed application of the three first phases of PECS in a girl with autism spectrum disordereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Elias, Nassim Chamel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4216525883778695por
dc.description.resumoIntrodução: Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem apresentar dificuldades para o uso da comunicação oral podendo se favorecer de programas de ensino voltados para esta habilidade. A literatura tem apontados benefícios para o uso do The Picture Exchange Communication System (PECS) mais conhecido como Sistema de Comunicação por Trocas de Figuras por Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Objetivo: Analisar os efeitos da aplicação condensada das três primeiras fases do PECS na emergência de novas respostas de troca de figuras no transtorno do espectro do autismo em contexto natural. Método: Foi participante deste estudo uma criança com TEA sem fala, com idade de seis anos. A pesquisa foi realizada na casa da criança participante. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: Roteiro de entrevista para identificar os itens preferidos da participante; Teste para avaliar preferência, Protocolo para registro das sessões. Foi utilizado o delineamento ABA entre participantes com a etapa de linha de base, ensino (intervenção) e linha de base. Resultados: Os resultados mostraram que na linha de base o desempenho da criança foi nulo, ou seja, ela não possuía conhecimento do uso do PECs. Após a implementação do ensino/intervenção, apesar de algumas ajudas físicas parciais e/ou totais, a criança conseguiu realizar a troca de figuras pelo alimento desejado. Conclusão: As estratégias de condensar as três fases do PECS adotaram se viáveis no contexto domiciliar e proporcionaram para a criança e seus parceiros de comunicação, aprendizagem efetiva sobre o uso da comunicação alternativa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3051712048513767por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil