Listar TCC por fecha de publicación
Mostrando ítems 21-40 de 47
-
Seu parceiro te enviou uma mensagem: estratégias de aprendizagem de línguas in-tandem presencial e virtual via WhatsApp
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 09/12/2019)A partir de reuniones entre un hablante de portugués brasileño y hablantes nativos de español, veremos en este trabajo como interacciones utilizando la práctica de aprendizaje llamada Tandem, que básicamente consiste en ... -
Os usos da forma de tratamento de segunda pessoa singular “vos” entre os estudantes na Universidade de Nariño – Colômbia
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 11/12/2019)El tema de esta investigación es el uso de la forma de tratamiento en la segunda persona del singular vos entre los estudiantes de la carrera Lengua Castellana y Literatura del 3er. semestre de la Universidad de Nariño ... -
Reinvenção do cânone: releitura paródica e transcontextaulização em Uma Viagem à India, de Gonçalo M. Tavares
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 27/11/2020)This Course Conclusion Work aims to analyze the novel Uma Viagem à Índia, by the Portuguese writer Gonçalo M. Tavares, from a proposal to verify the incidence of parodic resources in its composition. It is intended, here, ... -
Distinções entre ‘poner’ e ‘pôr’ em “Como agua para chocolate”, de Laura Esquivel
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 18/12/2020)Traducir una obra literaria a otra lengua es un hecho complejo, aún más cuando las dos lenguas son semejantes. La relación del español y del portugués brasileño está marcada por una “transparencia engañosa”, según Kulikowski; ... -
Bicho-homem ou homem-bicho? Uma leitura ecocrítica de Bichos, de Miguel Torga
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 15/01/2021)This study aims to carry out a reading of the collection of short stories Bichos (1940), by the Portuguese writer Miguel Torga (1907-1995), through the ecocritics, seeking to verify aspects related to environmental ... -
Ela faz a interlíngua dela: estudo exploratório sobre a aprendizagem dos possessivos de terceira pessoa do português brasileiro por falantes de espanhol
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 26/02/2021)This research aims to analyze the apprenticeship of possessive pronominal constructions of 3rd person from Brazilian Portuguese (BP) by Spanish speakers (SS), focusing on the pragmatic and discursive domain implied in its ... -
"Trocar a chavinha 'agora eu estou falando espanhol'": imaginários de professores brasileiros em formação sobre estruturas verbais do espanhol
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 14/06/2021)Starting from the comprehension that the subject in its relation with the world is invariably measured by imaginary projections, which affect the objects and individuals surrounding it, being those indispensable for the ... -
Entre mitos, reinados e quedas: leituras de O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 25/06/2021)The present work aims to build paths of analysis about the work O Alegre Canto da Perdiz, by the Mozambican writer Paulina Chiziane. The points investigated begin with the author's position as a storyteller and are followed ... -
Leitura em tempos da pandemia da COVID-19: uma análise da campanha #juntospelolivro
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 28/06/2021)As a society, we share a common representation of what it is to “be a reader”, that comes from a historically, socially and culturally constituted “discursive memory” about reading. In 2019, we witnessed an important ... -
Ensino de língua espanhola para idosos: mapeamento de pesquisas realizadas no Brasil
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 14/07/2021)This investigation was characterized as an exploratory study, which seeks to map previous research on Spanish language teaching and learning contexts for the elderly people in Brazil, seeking to identify them, characterize ... -
"A verdadeira ficção faz a obra de arte": a construção das personagens artistas em 'O susto', de Agustina Bessa-Luís
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 26/10/2021)In this Course Completion Work, we propose a reading of the novel O susto (1958), by Agustina Bessa-Luís, from the mobilization of aspects referring to the category of characters in order to understand the phenomenon of ... -
Possibilidades e limites do uso de tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de espanhol: experiências e reflexões de um grupo de professores durante a pandemia COVID-19
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 12/11/2021)Las tecnologías digitales cada vez más forman parte de la educación y tanto profesores como alumnos son sujetos activos de esa transformación. Por lo tanto, pensar en la utilización de las herramientas digitales como ... -
A criação literária como tema em O Cemitério dos Vivos de Lima Barreto
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 23/11/2021)El presente trabajo de fin de curso tiene como objetivo analizar la obra O Cemitério dos Vivos (1919) del escritor Lima Barreto, a partir de la presencia de la creación literaria como tema central de la narración. Partiendo ... -
Conflito linguístico: em defesa da minha identidade A’uwẽ
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 29/11/2021)El presente trabajo se centra en analizar la relación entre la lengua A’uwẽ y la lengua portuguesa en el territorio brasileño, o más bien, el conflicto lingüístico que ha permeado durante mucho tiempo la vida de los pueblos ... -
Linguagem inclusiva em destaque: pesquisa, análise e divulgação dos xis da questão
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 18/01/2022)Este trabajo de conclusión de curso tiene como objetivo investigar el lenguaje inclusivo, con miras a una definición coherente de su naturaleza. Partimos de su defensa, ya que consideramos su uso un factor de inclusión ... -
Percepções de licenciandos sobre o estágio supervisionado remoto em tempos de pandemia
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 18/04/2022)As a fundamental component of the curriculum in undergraduate courses, the subject of supervised internship aims to provide students in initial teacher-training the confluence of theoretical and practical experiences in ... -
Discursos sobre a leitura: a vergonha de se ler o que não se deve
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 22/04/2022)The present final paper, linked to the research project conducted by Prof. Dr. Luzmara Curcino, entitled “Proud readers, ashamed readers: emotions in discourses about reading” (FAPESP 2020-03615-0), had as main goal to ... -
Entre lebres e quelônios: o que se entende por editora “independente”
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 29/04/2022)Bajo la perspectiva de la teoría de la midiología de Régis Debray (1991), analizamos nuestro objeto, la editorial paulistana Quelônio, viéndola como un mídium, siendo este representado por cualquier objeto técnico que como ... -
Booktubers e a ostentação virtual de suas bibliotecas: uma análise discursiva do orgulho de ser leitor
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 06/10/2022)In this TCC, we are dedicated to the analysis of certain current practices, specifically to internet users, known as booktubers, who record on video, on their YouTube channels, their reading habits and opinions about books. ... -
Formar-se professor: LeC como ferramenta de valorização da experiência no processo educacional
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 12/12/2022)El objetivo primero de este trabajo es trazar la historiografía de la actividad de extensión – Proex/UFSCar – “Oficina de estudios: Literatura e Cultura” desde su fundación en 2015 hasta la actualidad. Partiendo de las ...