Show simple item record

dc.contributor.authorRibeiro, Karina Ferreira
dc.date.accessioned2020-06-26T22:29:11Z
dc.date.available2020-06-26T22:29:11Z
dc.date.issued2020-03-27
dc.identifier.citationRIBEIRO, Karina Ferreira. Eficácia do PECS-Adaptado quando aplicado por mães em crianças com autismo em diferentes contextos. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12976.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12976
dc.description.abstractThe present study aims to apply and evaluate the effectiveness of the Adapted PECS (Engaged People Communicating Socially) applied by mothers of children with autism with impaired functional language in a family context. The influence of training in other contexts on the mother's behavior was also evaluated, through the design of multiple probes by condition. Three mothers and their children with autism, aged between 4 and 11 years participated in the research. Theoretical and practical training was carried out with the children's mothers, so that Alternative Communication could be defined, as well as it’s importance and use in different contexts. After the intervention, the use of the communication system by mothers in two other contexts different from the domestic context was analyzed, these being other contexts, environments in which the child feels at ease, such as ice cream and park. The independent variable is the intervention itself through the Adapted PECS and the dependent variable is the mothers’ performance in generalizing the new communicative medium to other social contexts. From the intervention carried out at home with the three participating mothers, it can be concluded that all of them were able to learn to communicate with their children through the PECS-Adapted and generalized this ability to the other two environments analyzed. Likewise, two of the three participating children were able to generalize, from training at home, also to the other two environments. Two children started to verbalize, preferring this mode of communication from the moment they acquired this skill.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectPECS-Adaptadopor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectComunicação alternativapor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectPECS-Adaptedeng
dc.subjectAutismeng
dc.subjectAlternative communicationeng
dc.titleEficácia do PECS-Adaptado quando aplicado por mães em crianças com autismo em diferentes contextospor
dc.title.alternativeAdapted-PECS efficacy when applied by mothers to children with autism in defferent contextseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Aiello, Ana Lúcia Rossito
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7544189440874179por
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo aplicar e avaliar a eficácia do PECS-Adaptado (Pessoas Engajadas Comunicando Socialmente) aplicado por mães de crianças com autismo com comprometimento na linguagem funcional, em contexto familiar. Foi avaliada também, via delineamento de múltiplas sondagens por condição, a influência do treinamento em outros contextos no comportamento da mãe. Participaram da pesquisa três mães e seus filhos com autismo, com idade entre 5 e 11 anos. Foi realizado um treinamento teórico e prático com as mães das crianças, a fim de que a Comunicação Alternativa fosse definida, assim como sua importância e utilização em diferentes contextos. Após a intervenção, foi analisado o uso do sistema de comunicação pelas mães em outros dois contextos diferentes do contexto doméstico, sendo estes outros contextos, ambientes em que a criança se sinta à vontade, como sorveteria e parque. A variável independente é a própria intervenção através do PECS- Adaptado e a variável dependente é o desempenho das mães em generalizar o novo meio comunicativo para outros contextos sociais. A partir da intervenção realizada em casa com as três mães participantes, pode-se concluir que todas foram capazes de aprender a se comunicar som seus filhos através do PECS-Adaptado e generalizaram essa habilidade para os outros dois ambientes analisados. Assim como, duas das três crianças participantes foram capazes de generalizar, a partir do treino em casa, também para os outros dois ambientes. Duas crianças passaram a verbalizar, preferindo esse modo de comunicação a partir do momento que adquiriram essa habilidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 3001014002P6por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8398834565243057por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil