Mostrar el registro sencillo del ítem
O responder por exclusão em bebês nascidos pré-termo e baixo peso
dc.contributor.author | Sertori, Natália Maria | |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T20:33:47Z | |
dc.date.available | 2020-07-07T20:33:47Z | |
dc.date.issued | 2017-08-30 | |
dc.identifier.citation | SERTORI, Natália Maria. O responder por exclusão em bebês nascidos pré-termo e baixo peso. 2017. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13019. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13019 | |
dc.description.abstract | The responding by exclusion is defined as the immediate choice of an unknown comparison stimulus (figure or object) in front of a model stimulus also unknown. For Behavior Analysis, it is one of the processes by which children learn to relate new words to new objects or qualities, aiding in vocabulary acquisition research. Thus, for populations at risk for language development, such as babies born preterm and underweight, analyzes of the response by exclusion can serve as a basis for formulating proposals for rapid learning of new words. Such a process has been extensively investigated on an experimental basis and is based on studies generally carried out by teaching "conditional discriminations" with the model pairing technique (MTS). The arms of this study were to attest to the occurrence of the exclusion response in preterm and low birth weight infants with ages between 18 and 21 months; To verify the learning of object-object relations after a single exclusion probe and to verify the maintenance of the emergent relation (name-object) seven days after the exclusion probe. Participants were selected through contact with those responsible, as soon as the initial repertoire of the babies' overall development was surveyed. The general procedure employed three phases with the following sequence: Phase 1) selection response teaching; Teaching of auditory-visual conditional relations in baselines using defined stimuli; Probes of exclusion and learning without mask; Phase 2) teaching response to the mask; Teaching of auditory-visual conditional relations in baselines with defined stimuli with mask; Probes of exclusion, control and learning with mask; Phase 3) reexposure to the teaching of auditory-visual conditional relations in baselines with defined mask stimuli; exclusion, control and learning probes with mask and verification probe maintenance of the emergent relation (name-object), after seven days of performing the exclusion probe. The performance of each participant was analyzed according to the programmed controls for the establishment of conditional discrimination in both the teaching stages and the various probes used. All participants responded by exclusion in the procedure without mask and in sessions with mask only one participant did not respond by exclusion for an indefinite object-object relationship; The control and learning probes showed variety in the results. The overall results suggest that infants with preterm and low birth conditions responding by exclusion and that some participants in the emergence relationship verification probe showed learning for one of the name-object relationships. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Bebês | por |
dc.subject | Responder por exclusão | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.title | O responder por exclusão em bebês nascidos pré-termo e baixo peso | por |
dc.title.alternative | The responding by exclusion exclusion in preterm and low birth graduate program in special education | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Gil, Maria Stella Coutinho de Alcântara | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1673770301699940 | por |
dc.description.resumo | O responder por exclusão é definido como a escolha imediata de um estímulo comparação desconhecido (figura ou objeto) diante de um estímulo modelo também desconhecido exposto dentre estímulos conhecidos. Para a Análise do Comportamento, o responder por exclusão é um dos processos pelos quais as crianças aprendem a relacionar palavras novas a novos objetos ou qualidades, relacionado à aquisição de vocabulário. Tal processo tem sido extensamente investigado em situação experimental e está baseado em estudos geralmente realizados pelo ensino de “discriminações condicionais” com o procedimento de emparelhamento com o modelo (MTS). Para populações com risco para o desenvolvimento da linguagem, como bebês que nasceram pré-termo e baixo peso, as análises do responder por exclusão pode servir como base para formular propostas de aprendizagem rápida de novas palavras. Os objetivos deste estudo foram atestar a ocorrência do responder por exclusão em bebês nascidos pré-termo e baixo peso, com idades entre 18 e 21 meses; verificar a aprendizagem das relações nome-objeto, após uma única tentativa de sonda de exclusão e verificar a manutenção da relação (nome-objeto) emergente, após sete dias da realização da sonda de exclusão. A seleção dos participantes era realizada por meio do contato com os responsáveis. O levantamento do repertório inicial de desenvolvimento global dos bebês foi realizado antes do início dos procedimentos de coleta de dados. O procedimento geral teve três fases com seguinte sequência: Fase 1) ensino de resposta de seleção; ensino de relações condicionais auditivo-visuais em linhas de base empregando estímulos definidos; sondas de exclusão e aprendizagem, sem máscara; Fase 2) ensino de resposta à máscara; ensino de relações condicionais auditivo-visuais em linhas de base com estímulos definidos, com máscara; sondas de exclusão, controle e aprendizagem, com máscara; Fase 3) reexposição ao ensino das relações condicionais auditivo-visuais em linhas de base com estímulos definidos, com máscara; sondas de exclusão, controle e aprendizagem, com máscara e sonda de verificação manutenção da relação condicional (nome- objeto) emergente, após sete dias da realização da sonda de exclusão. O desempenho de cada participante foi analisado de acordo com os controles programados para o estabelecimento de discriminação condicionais tanto nas etapas de ensino quanto nas diversas sondas utilizadas. Todos os participantes responderam por exclusão no procedimento sem máscara. Nas sessões com máscara apenas um participante não respondeu por exclusão para uma relação palavra-objeto indefinida; as sondas controle e aprendizagem mostraram variedade nos resultados. Os resultados gerais sugerem que bebês com condições de nascimentos pré-termo e baixo respondem por exclusão e que alguns participantes, na sonda de verificação da relação emergente, mostraram aprendizagem para uma das relações nome-objeto. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS; DESENVOLVIMENTO | por |
dc.description.sponsorshipId | CNPq: 140056/2014-9 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4989052052680767 | por |