dc.contributor.author | Costa, Otávio Santos | |
dc.date.accessioned | 2020-07-08T21:53:42Z | |
dc.date.available | 2020-07-08T21:53:42Z | |
dc.date.issued | 2020-02-07 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Otávio Santos. Uma ideia na mão e uma câmera na cabeça: cinema na educação bilíngue de surdos e surdas. 2020. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13024. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13024 | |
dc.description.abstract | Situated in the field of bilingual education for the deaf, this research is based on problematizations about the relation between cinema and the education of the deaf. Looking to discuss visuality and visual literacy issues, we present the objectives of investigating, analyzing and discussing how cinema can collaborate with bilingual education for the deaf. We conducted this study to try to understand how it can be done and what contributions education of the gaze can offer in the field of bilingual education for the deaf and deaf. The way we carried out this study was through qualitative research in special education, in which a short film by a group of seven deaf teenagers participating in Libras workshops was recorded in a bilingual school. The video recording process was described and analyzed in the light of the historical materialistic theoretical and methodological framework on development, language, discursive practices and editing in the cinema. The results indicate that the activity carried out promoted discursive and dialogical practices favoring the development of Libras, the writing of the Portuguese language, the formation of concepts and the reading of images from the education of the gaze. The results also show that the activity can benefit other audiences besides deaf and deaf students. The study also promotes important starting points and data sharing for further research. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Imagens e educação de surdos e surdas | por |
dc.subject | Cinema e educação | por |
dc.subject | Special Education | eng |
dc.subject | Images and deaf education | eng |
dc.subject | Cinema and education | eng |
dc.title | Uma ideia na mão e uma câmera na cabeça: cinema na educação bilíngue de surdos e surdas | por |
dc.title.alternative | An idea in the hand and a camera in the head: cinema in bilingual education for the deaf | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9468232016416725 | por |
dc.description.resumo | Situada no campo da educação bilíngue para surdos, esta pesquisa se pauta em problematizações sobre a relação entre cinema e a educação de surdos. Buscando discutir questões do uso de imagens e letramento visual, apresentamos como objetivos investigar, analisar e discutir de que forma o cinema pode contribuir com a educação bilíngue para surdos e surdas. Realizamos este estudo para tentarmos compreender como pode se dar e que contribuições pode oferecer a educação do olhar no campo da educação bilíngue de surdos e surdas. O modo como realizamos este estudo foi através de pesquisa qualitativa em educação especial, na qual foi realizado um processo educacional no qual estudantes surdos e surdas foram ensinados a produzir e realizar a gravação de um filme de curta metragem de sua autoria. O processo de gravação de vídeo foi descrito e analisado à luz de referencial teórico e metodológico materialista histórico sobre desenvolvimento, língua e linguagem, práticas discursivas e montagem no cinema. Os resultados indicam que a atividade realizada promoveu práticas discursivas e dialógicas favorecendo o desenvolvimento da Libras, da escrita da língua portuguesa, da formação de conceitos e da leitura de imagens a partir da educação do olhar. Os resultados ainda mostram que a atividade pode beneficiar outros públicos além de estudantes surdos e surdas. O estudo promove ainda pontos de partida importantes e compartilhamento de dados para realização de outras pesquisas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7858612215951381 | por |