dc.contributor.author | Giolo, Mayara Cristina Freitas Pereira | |
dc.date.accessioned | 2021-01-07T18:08:56Z | |
dc.date.available | 2021-01-07T18:08:56Z | |
dc.date.issued | 2020-02-19 | |
dc.identifier.citation | GIOLO, Mayara Cristina Freitas Pereira. Ensino do ecoico na aquisição do mando em crianças com autismo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13629. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13629 | |
dc.description.abstract | Children diagnosed with the Autism Spectrum Disorder (ASD) present a delay in speech and language. Several researches have been developed to increase, decrease or put under control the frequency of specific stimulus of verbal behaviors for autistic people treated based on the Applied Behavior Analysis. Echoic vocal and mand behaviors are the initial repertoire to speak and that is the reason why they are such important teaching programs in autism treatment. The objectives consisted to install the repertoires of echoic and mand to analyze the effects of the echoic training for the mand acquisition, comparing to the effectiveness of the mand with echoic training in matters to analyze the effects of just mand training. Two children diagnosed with autism participated in this research. The reversal experimental design was used, children were evaluated to analyze the repertoire of the baseline with the VB MAPP – Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program and Generalized Echoic Test instruments, subsequently each one was subjected to the teaching of a verbal operant. Right after the operant teaching the mand behavior acquisition was analyzed and the child that was initially trained by the echoic presented a significant increase in the mand repertoire compared to the child that was trained only with mand training. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Análise do comportamento aplicada | por |
dc.subject | Ensino de ecoico | por |
dc.subject | Mando | por |
dc.subject | Autism | eng |
dc.subject | Applied behavior analysis | eng |
dc.subject | Echoic teaching | eng |
dc.subject | Mand | eng |
dc.title | Ensino do ecoico na aquisição do mando em crianças com autismo | por |
dc.title.alternative | Teaching echoic in the acquisition of mand in children with autism | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Goyos, Antônio Celso de Noronha | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3407008711535651 | por |
dc.description.resumo | Crianças diagnosticadas com autismo apresentam um atraso relacionado a fala e linguagem. No tratamento em análise do comportamento aplicada para pessoas com autismo, muitas pesquisas têm sido desenvolvidas para aumentar ou diminuir em frequência ou colocar sob controle de estímulos específicos os comportamentos verbais. Os comportamentos verbais de ecoico e mando, são repertórios iniciais para a fala e por isso são importantes programas de ensino no tratamento do autismo. Os objetivos foram instalar os repertórios de ecoico e mando e analisar os efeitos do treino de ecoico na aquisição do mando, comparando a efetividade do treino do mando com o ecoico, com o treino apenas do mando. Participaram da pesquisa duas crianças com diagnóstico de autismo. O delineamento experimental empregado foi o de reversão, as crianças foram avaliadas para analisar o repertório de linha de base com os instrumentos VB MAPP – Verbal Behavior Milestones Assesment and Placement Program e o Teste de Ecoico Generalizado, posteriormente cada uma foi submetida ao ensino de um operante verbal. Após o ensino destes operantes analisou-se a aquisição do comportamento de mando e a criança que inicialmente realizou o treino de ecoico apresentou significativo aumento no repertório de mando se comparado a criança que realizou apenas o treino de mando. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1856670096694377 | por |