Show simple item record

dc.contributor.authorAbreu, Thaís Magalhães
dc.date.accessioned2021-03-25T11:13:33Z
dc.date.available2021-03-25T11:13:33Z
dc.date.issued2021-02-25
dc.identifier.citationABREU, Thaís Magalhães. O que dizem as pesquisas atuais sobre o Atendimento Educacional Especializado para surdos.. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14025.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14025
dc.description.abstractThe purpose of this study is to identify in the articles published on the CAPES / MEC portal (Portal for the Improvement of Higher Education Personnel / Ministry of Education) how Specialized Educational Attendence (“Atendimento Educacional Especializado” - AEE) has been offered to deaf people in Brazil, starting in the year 2005 that is the year of Decree nº 5.626 publication. This study aimed to develop a qualitative research of an exploratory-descriptive character, being a bibliographic research. Nineteen articles with the proposed theme were selected, which, after reading and preliminary review, enabled the development of three analysis axes: "Centrality of Libras" (Brasilian Sign Language), "Mediation" and "Training of “AEE” professionals”. The analyzes and discussions were based on theoretical studies by Vigotski (2008) and on current research in the field of Deaf Education. From the data found, it can be seen that the practice does not always produce what is proposed by legislation and educational guidelines. As you may notice, Libras is very far from being considered the first language or instruction language in the “AEE” space, and that the training of professionals is below expectations, producing inadequate spaces and where teaching focuses on the Portuguese language. The deaf teacher is an unusual person in these spaces, but according to the findings, it was considered relevant to invest more in this sense, aiming to guarantee a space for the deaf teacher, which can bring benefits to the development of the deaf student.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtendimento educacional especializadopor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectEducação bilíngue para surdospor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectSpecialized educational attendenceeng
dc.subjectDeafnesseng
dc.subjectBrasilian sign language (LIBRAS)eng
dc.subjectBilingual education for the deafeng
dc.subjectSpecial needs educationeng
dc.titleO que dizem as pesquisas atuais sobre o Atendimento Educacional Especializado para surdos.por
dc.title.alternativeWhat current research says about the Specialized Educational Attendence for the deaf.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Lara Ferreira dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7312070448044165por
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é identificar nos artigos publicados no Portal de Periódicos Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ Ministério da Educação) como vêm sendo ofertado o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para surdos no Brasil, a partir do ano 2005, ano de publicação do Decreto nº 5.626. Este estudo se propôs a desenvolver uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo, tratando-se de uma pesquisa bibliográfica. Foram selecionados dezenove artigos com a temática proposta, que, após leitura e análise preliminar possibilitaram a elaboração de três eixos de análise: “A centralidade da Libras”, “Mediação” e “Formação dos profissionais do AEE”. As análises e discussões foram embasadas em estudos teóricos de Vigotski (2008) e em pesquisas atuais da área de educação de surdos. A partir dos dados encontrados pode-se constatar que a prática nem sempre produz o que é proposto pela legislação e diretrizes educacionais. Nota-se que a Libras encontra-se muito longe de ser considerada a primeira língua ou língua de instrução no espaço do AEE, e que a formação dos profissionais está aquém do esperado, produzindo espaços inadequados e onde o ensino centra-se na Língua Portuguesa. O professor surdo é figura pouco comum nestes espaços, mas diante dos achados julgou-se pertinente maior investimento neste sentido, visando garantir um espaço ao docente surdo, que pode trazer benefícios para o desenvolvimento do aluno surdo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1031363121799053por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil