Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Caroline Lurdes
dc.date.accessioned2021-04-05T14:53:48Z
dc.date.available2021-04-05T14:53:48Z
dc.date.issued2021-03-18
dc.identifier.citationSILVA, Caroline Lurdes. O livro didático do professor na pré-escola: uma análise das propostas pedagógicas a partir das políticas públicas educacionais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14071.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14071
dc.description.abstractThis monograph has the general objective of developing a critical look at the pedagogical proposals suggested for the preschool through the use of the teacher's textbooks. From the documental point of view, we studied the public educational policies Opinion CNE / CEB nº 20/2009, Resolution CNE / CEB nº 5/2009, National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI) and Common National Curricular Base (BNCC), from of which it was possible to understand the guidelines for teaching practices in the first stage of Basic Education and to problematize the role that the teacher and the child need to assume in the educational process during early childhood education. To think about the presence of the textbook in Early Childhood Education, we explored the National Book and Didactic Material Program (PNLD) through the edition of PNLD 2019, which selected teacher textbooks aimed at pre-school educators and teachers. Based on this assumption, pedagogical proposals analyzed by the didactic work Pé de brincadeira (CORDI, 2018) are analyzed, in view of the legal documents and their guidelines for the curricular organization in early childhood education. As a result of this research, we built a critical view of the possibilities that the textbook object can bring to the pre-school teacher as a source of continuing education and as an inspiring resource for pedagogical practices in the interaction with young children, enriching the teaching process-learning in early childhood education.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro didático do professorpor
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispor
dc.subjectPropostas pedagógicaspor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectTeacher textbookpor
dc.subjectEducational public policiespor
dc.subjectPedagogical proposalspor
dc.subjectChild educationpor
dc.titleO livro didático do professor na pré-escola: uma análise das propostas pedagógicas a partir das políticas públicas educacionaispor
dc.title.alternativeThe pre-school teacher's textbook: an analysis of pedagogical proposals based on educational public policiespor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza, Geraldo Tadeu
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516168011612531por
dc.description.resumoEsta monografia tem por objetivo geral desenvolver um olhar crítico sobre as propostas pedagógicas sugeridas para a pré-escola mediante a utilização de livros didáticos do professor. Do ponto de vista documental, estudamos as políticas públicas educacionais Parecer CNE/CEB nº 20/2009, Resolução CNE/CEB nº 5/2009, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir das quais foi possível compreender as orientações para as práticas docentes na primeira etapa da Educação Básica e problematizar o papel que o professor e a criança precisam assumir frente ao processo educativo durante a educação na primeira infância. Para pensar a presença do livro didático na Educação Infantil, exploramos o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) através da edição do PNLD 2019 que selecionou livros didáticos do professor direcionadas a educadores e professores da pré-escola. Partindo desse pressuposto, analisa-se propostas pedagógicas veiculadas pela obra didática Pé de brincadeira (CORDI, 2018), tendo em vista os documentos legais e suas orientações para a organização curricular na educação infantil. Como resultado desta pesquisa, construímos uma visão crítica acerca das possibilidades que o objeto livro didático pode trazer para o professor da pré-escola enquanto fonte de formação continuada e como recurso inspirador para as práticas pedagógicas na interação com crianças pequenas, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4854690633680864por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil