Show simple item record

dc.contributor.authorPinto, Milena Maria
dc.date.accessioned2021-06-24T22:25:41Z
dc.date.available2021-06-24T22:25:41Z
dc.date.issued2021-04-28
dc.identifier.citationPINTO, Milena Maria. A criança surda na Educação Infantil: o desenvolvimento de linguagem na perspectiva do professor. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14425.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14425
dc.description.abstractThe diversity in the current school context, considering the target audience of Special Education, brought relevant changes to education, especially regarding the inclusive proposal, resulting in different professional practices and teaching models. Concerning the deaf, education for this public has as main parameters the linguistic and cultural differences, which should be prioritized in the learning process through bilingual education. In this context, this work aims to investigate, understand and problematize how the child language development process takes place from the teacher. This is qualitative research, whose instrument for data collection was the use of an online questionnaire - via Google Forms, with open and multiple choice questions. The participants are 15 hearing teachers who work or have worked in Early Childhood Education classrooms with the presence of one or more deaf students in public schools in the state of São Paulo in the last four years. The questions seek to understand specific points about the teacher's perspective regarding the language of deaf children, regardless of the proposal and school team. The discussions and results were elaborated from the responses to the form and the data were organized in thematic axes, according to the objectives of this research. The data analyses are anchored in the assumptions of the historical-cultural approach and indicate the impacts of social relations on the formation of the deaf subject, highlight the conceptions of teachers; language and experiences in the educational context before contact with Libras, generating reflections on inclusive and bilingual school proposals. It is expected, from this research, to contribute to studies in the area of Special Education and deaf education, especially regarding child development in this educational stage.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectDesenvolvimento linguísticopor
dc.subjectCrianças surdaspor
dc.subjectBilinguismopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPerspectiva Histórico-culturalpor
dc.subjectEducadorespor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectLinguistic Developmenteng
dc.subjectDeaf childreneng
dc.subjectBilingualismeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectHistorical-cultural perspectiveeng
dc.subjectEducatorseng
dc.titleA criança surda na Educação Infantil: o desenvolvimento de linguagem na perspectiva do professorpor
dc.title.alternativeDeaf children in Early Childhood Education: language development from the teacher's perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Lara Ferreira dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7312070448044165por
dc.description.resumoA diversidade no contexto escolar atual, considerando o público-alvo da Educação Especial, trouxe mudanças relevantes à educação, principalmente quanto à proposta inclusiva, resultando em diferentes práticas profissionais e modelos de ensino. Com relação aos surdos, a educação para esse público tem como principais parâmetros as diferenças linguística e cultural, que devem ser priorizadas no processo de aprendizagem por meio da educação bilíngue. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo investigar, compreender e problematizar como se dá o processo de desenvolvimento de linguagem da criança a partir do olhar do professor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo instrumento para coleta de dados foi o uso de questionário online - via Google Forms, com perguntas abertas e de múltipla escolha. Os participantes são 15 professores ouvintes que atuam ou tenham atuado em salas de Educação Infantil com a presença de um ou mais alunos surdos, em escolas da rede pública do estado de São Paulo nos últimos quatro anos. Os questionamentos buscam compreender pontos específicos sobre a perspectiva do professor quanto à linguagem das crianças surdas, independente da proposta e equipe escolar. As discussões e resultados foram elaborados a partir das respostas ao formulário e os dados foram organizados em eixos temáticos, segundo os objetivos desta pesquisa. As análises dos dados estão ancoradas nos pressupostos da abordagem histórico-cultural e indicam os impactos das relações sociais na formação do sujeito surdo, destacam as concepções de linguagem dos professores e experiências no contexto educacional diante do contato com a Libras, gerando reflexões sobre as propostas escolares inclusivas e bilíngues. Espera-se, a partir deste estudo, contribuir para estudos na área da Educação Especial e da educação de surdos, principalmente quanto ao desenvolvimento infantil nessa etapa educacional.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88887355611/2019-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4207519162784448por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil