dc.contributor.author | Torezzi, Lucas Gandini | |
dc.date.accessioned | 2021-08-23T11:34:12Z | |
dc.date.available | 2021-08-23T11:34:12Z | |
dc.date.issued | 2021-06-18 | |
dc.identifier.citation | TOREZZI, Lucas Gandini. Caminhos para composição musical coletiva: processos educativos através da educação musical. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14788. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14788 | |
dc.description.abstract | This dissertation aimed to understand and describe the educational processes that occurred during a practice of collective musical composition that happened at a regular school. This practice was stimulated and is the result of a Musical that occurred every year at this school, the consequence of interdisciplinary experiences and activities directing all learnings for a specific theme. All these student learnings provided the creation of a musical composition shown at an open concert. The bibliography has authors who corroborate the perspective that these interactions can be called social practices, and these relationships result from educational processes. Other authors who comprehend music education from a humanizing perspective also were studied. Like the name of this paper already suggests, were proposed activities of musical education that aims to enable the participants, kids of six and seven years, trail paths to compose a song collectively, without having necessary previous musical knowledge. This proposal was developed through activities of musical creation, perception, playful musical games, improvisations, appreciation of different musical styles, interpretations and active listening to songs, expression activities, conversation circles, and collective creation of the lyrics. This study verified that the work of collective musical composition involved educational processes related to coexistence, listening to others, collectivity, expressiveness, interpersonal relationships, and interdisciplinary work. It is noteworthy to claim that this monograph brings main results about musical education for the school context. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Convivência | por |
dc.subject | Processos educativos | por |
dc.subject | Educação Musical | por |
dc.subject | Composição musical coletiva | por |
dc.subject | Musical education | eng |
dc.subject | Educational processes | eng |
dc.subject | Collective musical composition | eng |
dc.subject | Coexistence | eng |
dc.title | Caminhos para composição musical coletiva: processos educativos através da educação musical | por |
dc.title.alternative | Paths to collective musical composition: educational processes through musical education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Joly, Ilza Zenker Leme | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5569335876343450 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo compreender e descrever os processos educativos que ocorreram durante uma prática de composição musical coletiva que aconteceu em uma escola de ensino regular. Esta prática foi impulsionada e resultado de um Musical que acontece todos os anos nesta escola, fruto de vivências e atividades interdisciplinares, versando toda aprendizagem para uma temática específica. Todas estas vivências dos alunos propiciaram a criação de uma composição musical que foi apresentada em um concerto aberto ao público. O referencial se pauta em autores que corroboram com a visão de que estas interações que se dão entre pessoas, podem ser chamadas de práticas sociais e destas relações que vão se dando, decorrem processos educativos. Também foram estudados outros autores que entendem a educação musical com uma perspectiva humanizadora. Como o nome do trabalho já indica, foram propostas atividades de educação musical que visavam possibilitar que os participantes, crianças de seis a sete anos de idades, trilhassem caminhos para comporem uma música coletivamente, sem que necessariamente houvesse conhecimento musical prévio. Tal proposta se deu através de atividades de criação musical, percepção, jogos musicais lúdicos, improvisações, apreciação de diversos estilos musicais, interpretações e escuta ativa de músicas, atividades de expressão, rodas de conversas e criação coletiva da letra da música. A pesquisa realizada possibilitou verificar que o trabalho de composição musical coletiva envolveu processos educativos relacionados à convivência, à escuta do outro, à coletividade, expressividade, relações interpessoais e ao trabalho interdisciplinar. Destaca-se que este trabalho traz importantes resultados sobre a educação musical dentro do contexto escolar. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6078294322144921 | por |