dc.contributor.author | Silva, Nathalia Sales da | |
dc.date.accessioned | 2021-09-15T13:36:06Z | |
dc.date.available | 2021-09-15T13:36:06Z | |
dc.date.issued | 2021-07-02 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Nathalia Sales da. A alfabetização no momento certo: possíveis consequências da aceleração dos processos de aprendizagem na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14900. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14900 | |
dc.description.abstract | Teaching literacy is a process that involves practices, exercises and experiences about learning letters and sounds. And it has been started earlier and earlier, since 2, 3 years old. Therefore, this research want to explore issues related to early literacy, around cognitive and motor maturation, language, reading and writing, in order to understand the influences of this practice on child development, through the analysis of bibliographical research results and information on the possibility to get “advantages” in submitting children to early literacy practices. Among the main authors who starred in the lines of this work, it is worth mentioning Piaget and Vygotsky, mainly, but also Alessandra Del Ré, Papalia and Feldman, Magda Soares and Artur Gomes de Morais. It was intended to investigate the needs of early childhood and the relationship with the practice of schooling that stands. In this sense, it is important to understand the weight of school actions and the possible consequences of accelerating learning processes in Early Childhood Education. As a result, it was concluded that this practice when introduced so immaturely, in addition to not bringing any further advantages, can also lead to complications and learning difficulties. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Aquisição de linguagem | por |
dc.subject | Precocidade | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Language acquisition | en |
dc.subject | Precocity | en |
dc.subject | Child education | en |
dc.title | A alfabetização no momento certo: possíveis consequências da aceleração dos processos de aprendizagem na educação infantil | por |
dc.title.alternative | Literacy at the right time: possible consequences of accelerating learning processes in child education | en |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Gatti, Márcio Antonio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0369563657842763 | por |
dc.description.resumo | O ensino da alfabetização é um processo que envolve práticas, exercícios, vivências e experiências acerca da aprendizagem de letras e sons. E tem se iniciado cada vez mais cedo, desde os 2, 3 anos de idade. Diante disso, a presente pesquisa buscou explorar questões relativas à alfabetização precoce, em torno da maturação cognitiva e motora, da linguagem, da leitura e escrita, a fim de compreender as influências dessa prática no desenvolvimento da criança, através da análise de resultados de pesquisas bibliográficas sobre a possibilidade de se obter “vantagens” na submissão de crianças às práticas de alfabetização precoces. Entre os principais autores que protagonizaram as linhas deste trabalho, cabe citar Piaget e Vygotsky, principalmente, mas também Alessandra Del Ré, Papalia e Feldman, Magda Soares e Artur Gomes de Morais. Procurou-se investigar as necessidades da primeira infância e a relação com a prática de escolarização que se coloca. Nesse sentido, é importante compreender o peso das ações escolares e as possíveis consequências da aceleração dos processos de aprendizagem na Educação Infantil. Como resultado, concluiu-se que essa prática quando introduzida tão imaturamente, além de não trazer quaisquer vantagens posteriores, pode, ainda, dar margem a complicações e dificuldades de aprendizagem. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7493907480985337 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |