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dc.contributor.authorAlecrim, Sumara Barbosa
dc.date.accessioned2021-09-17T13:34:00Z
dc.date.available2021-09-17T13:34:00Z
dc.date.issued2021-06-28
dc.identifier.citationALECRIM, Sumara Barbosa. A escola inclusiva na perspectiva de estudantes com surdez público da educação de jovens e adultos. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14905.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14905
dc.description.abstractThe fight for the right to education for the Target Public of Special Education (PAEE) has come a long way and this context encompasses Youth and Adult Education (EJA). Reflecting on the proposal of inclusive schools, social movements and the State's attempts to guarantee education for all, this research aimed to analyze the access, permanence, Specialized Educational Service (AEE) and the learning of deaf students in EJA. This is a research with a qualitative approach, at a descriptive level, with a case study design. Two deaf students enrolled in EJA, in a regular school in a city in the interior of São Paulo, participated. In data collection, semi-structured interviews and document review were used as instruments. For data analysis, the principles of the Collective Subject Discourse analysis were used, allowing the organization of the contents. We obtained the construction of five categories: accessibility, permanence, specialized educational service, learning and perspective, based on elements and characteristics in common between the sources. Data were analyzed and discussed in conjunction with the theoretical frameworks used. The results show that, considering the document search, the public policy on education is based on legislation in order to meet the needs of people and guarantee their rights, and also that, from the movement of society, this policy can create other laws, decrees, deliberations, regulations, guidelines for the benefit of all, or a majority, at the national and municipal levels. But considering what deaf students say about their educational experience, these laws still do not meet them, the school is not inclusive, access to communication, information, interaction, learning, assessment, specialized educational care, resources adapted materials and teaching materials are not possible. The conclusions, according to these sayings, trigger some inferences about the means or “channels” for disclosing information and rights and about the fulfillment of the role of the inspection bodies in the execution of public policyeng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectDeafnesseng
dc.subjectYouth and adult educationeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.titleA escola inclusiva na perspectiva de estudantes com surdez público da educação de jovens e adultospor
dc.title.alternativeThe inclusive school from the perspective of public deaf students in youth and adult educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Costa, Maria da Piedade Resende da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2791098416503955por
dc.description.resumoA luta pelo direito à educação para o Público-alvo da Educação Especial (PAEE) percorreu um longo caminho e este contexto engloba a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Refletindo sobre a proposta de escolas inclusivas, os movimentos sociais e as tentativas do Estado em garantir a educação para todos, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o acesso, a permanência, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a aprendizagem de estudantes surdos na EJA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de nível descritivo, com delineamento por estudo de caso. Participaram dois estudantes surdos matriculados na EJA, em escola regular de um município do interior de São Paulo. Na coleta de dados, foram utilizadas como instrumentos a entrevista semiestruturada e a revisão documental. Para a análise dos dados, foram empregados os princípios da análise do Discurso do Sujeito Coletivo, permitindo a organização dos conteúdos. Obtivemos a construção de cinco categorias: acessibilidade, permanência, atendimento educacional especializado, aprendizagem e perspectiva, utilizando por base elementos e características em comum entre as fontes. Os dados foram analisados e discutidos em conjunto com os referenciais teóricos utilizados. Os resultados permitem constatar que, considerando a busca documental, a política pública de educação está pautada na legislação de modo a atender as necessidades das pessoas e garantir seus direitos, e ainda, que, a partir do movimento da sociedade, essa política pode criar outras leis, decretos, deliberações, normativas, orientações em prol de um bem a todos, ou a uma maioria, isto nos âmbitos nacional e municipal. Mas considerando o que os estudantes surdos dizem de sua vivência educacional, estas leis ainda não lhes atendem, a escola não está inclusiva, os acessos à comunicação, à informação, à interação, à aprendizagem, à avaliação, ao atendimento educacional especializado, aos recursos materiais e pedagógicos adaptados não estão possibilitados. As conclusões, conforme esses dizeres, desencadeiam algumas inferências sobre os meios ou “canais” de divulgação de informações e de direitos e sobre o cumprimento da função das instâncias de fiscalização da execução da política pública de educação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2001116402433261por


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