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dc.contributor.authorMacedo, Viviane Alves de
dc.date.accessioned2021-11-22T12:02:46Z
dc.date.available2021-11-22T12:02:46Z
dc.date.issued2021-03-09
dc.identifier.citationMACEDO, Viviane Alves de. O uso de treino informatizado para ensinar professores a conduzirem Avaliação de Preferência de Escolha Pareada. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15132.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15132
dc.description.abstractKnowing a child's preferences can be an essential strategy to motivate the child to perform tasks in the classroom context. For this, it is important that teachers know how to apply tests to identify these items of preference, especially in children with delayed language development. The present research aims to develop a teaching assessment and test its effectiveness by training teachers in conducting a Paired-Choice Preference Assessment based on Animated Auto-Instructional Video. Two studies were carried out, both developed with Special Education teachers and carried out within a public school, with three participants for each study. In the first, it was tested in a pre and post-test design, in three different conditions (Condition A, Condition B and Condition C), if the Independent Variables (IV), called: 1) Animated Auto-Instructional Video and 2) Instructional Guide (IG), were responsible for modifying the Dependent Variable (DV), called: Conducting a Paired-Choice Preference Assessment. The performance results of the three participants demonstrated the effectiveness of the training performed through Animated Videos. The difficulty of all of them was evidenced in the performance, especially in what concerns the measurement and control of time by means of the stopwatch. The purpose of the second research was to teach teachers through Animated Auto-Instructional Videos (IV), using a multiple baseline design between subjects to measure, in repeated sessions, whether the Dependent Variable (DV), called: Conducting a Paired-Choice Preference Assessment, remains stable throughout the sessions. Three Special Education teachers who work in the Multifunctional Resource Room participated in this study. The repertoire of each subject was evaluated in three baseline sessions, applied before the manipulation of the variables. After the intervention, the repertoires of these participants were again evaluated in three sessions held under the same conditions as the baseline sessions applied previously. The results showed that all participants performed better in the intervention sessions. The performance related to the control and measurement of time using the stopwatch was superior to the performance presented in the first study.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTreino informatizadopor
dc.subjectEnsino de professorespor
dc.subjectAvaliação de preferência de escolha pareadapor
dc.subjectComportamento de escolhapor
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autismopor
dc.subjectComputerized trainingeng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectChoice behavioreng
dc.subjectAutism dpectrum disordereng
dc.subjectPaired-choice preference assessmenteng
dc.titleO uso de treino informatizado para ensinar professores a conduzirem Avaliação de Preferência de Escolha Pareadapor
dc.title.alternativeThe use of computerized training to teach how to conduct a Paired-Choice Preference Assessmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Goyos, Antonio Celso de Noronha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3407008711535651por
dc.description.resumoConhecer preferências de uma criança pode ser uma estratégia fundamental para motivá-la a realizar as tarefas no contexto de sala de aula. Para isso, é importante que os professores saibam como aplicar testes para identificação desses itens de preferência, principalmente em crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem. A presente pesquisa tem como objetivo elaborar um instrumento de ensino e testar sua eficácia por meio do treino de professores na condução de uma avaliação de preferência de escolha pareada baseado em Vídeo Autoinstrucional Animado (VAA). Foram realizados dois estudos, ambos desenvolvidos com professores de Educação Especial e realizados dentro das dependências de uma escola pública, sendo três participantes para cada estudo. No primeiro foi testado, em um delineamento de Pré e Pós-teste, em três condições distintas (Condição A, Condição B e Condição C), se as Variáveis Independentes (VI), denominadas: 1) Vídeo Autoinstrucional Animado e 2) Guia Instrucional (GI), foram responsáveis pela modificação da Variável Dependente (VD), denominada: Condução de uma Avaliação de Preferência de Escolha Pareada. Os resultados do desempenho dos três participantes demonstraram a eficácia do treino realizado através dos Vídeos Autoinstrucionais Animados. A dificuldade de todos eles ficou evidenciada no desempenho, principalmente, no que tange a mensuração e controle de tempo por meio do cronometro. A proposta da segunda pesquisa foi ensinar professores por meio dos Vídeos Autoinstrucionais Animados (VI), utilizando um delineamento de linha de base múltipla não concorrente entre sujeitos para mensurar, em repetidas sessões, se a Variável Dependente (VD), denominada: condução de uma avaliação de preferência de escolha pareada, se mantém estável ao longo das sessões. Participaram desse estudo três professores de Educação Especial que atuam na Sala de Recursos Multifuncional. O repertório de cada sujeito foi avaliado em três sessões de linha de base, aplicadas antes da manipulação das variáveis. Após a intervenção os repertórios dessas participantes foram novamente avaliados em três sessões realizadas nas mesmas condições que as sessões de linha de base aplicada anteriormente. Os resultados demonstraram que todas as participantes apresentaram desempenho superior nas sessões de role playing após a sessão de intervenção. O desempenho referente ao controle e mensuração do tempo, utilizando o cronômetro, foi superior ao desempenho apresentado no primeiro estudo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0512314068392954por


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