dc.contributor.author | Gandolfine, Milena | |
dc.date.accessioned | 2021-11-26T12:38:05Z | |
dc.date.available | 2021-11-26T12:38:05Z | |
dc.date.issued | 2017-02-24 | |
dc.identifier.citation | GANDOLFINE, Milena. Interação de uma díade mãe-criança cega no contexto de alimentação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15168. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15168 | |
dc.description.abstract | Among the various situations in human life that constitute social interactions, those between the sighted mother and her visually impaired child, stand out for their importance for the child's development. The aim of this study was to characterize the sighted mother - blind child interaction classes defined/named as “Gain” or “Loss” of educational opportunities by the mother for her visually impaired child, in the context of child feeding. The participants were a congenital blindness child and her sighted mother. The sighted mother-blind child interactions were video-recorded by the mother during the child's feeding, in the dyad's residence. For the analysis of the dyad's performance, treatment protocols and data analysis for children with and without visual impairment were used. In relation to the mother's behavior, the results indicated a greater number of occurrences of opportunities for gain, signaling the seizing by the mother of the possibilities to promote the child's development. In relation to the performance of the dyad, there was a greater number of occurrences of loss. The last result requires additional analysis and discussion on the development of an appropriate analysis instrument for the examination of the conditions of development of the population of children with visual impairment. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Interação mãe-criança | por |
dc.subject | Deficiência visual | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Mother-child interaction | eng |
dc.subject | Visual impairment | eng |
dc.subject | Child development | eng |
dc.title | Interação de uma díade mãe-criança cega no contexto de alimentação | por |
dc.title.alternative | Mother-blind child dyad interaction in feeding context | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Gil, Maria Stella Coutinho de Alcantara | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1673770301699940 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Canosa, Alessandra Corne | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2520220910326424 | por |
dc.description.resumo | Dentre as diversas situações da vida humana que se constituem nas interações sociais, aquelas entre a mãe vidente e seu filho com deficiência visual, destacam-se pela importância para o desenvolvimento da criança. O objetivo deste estudo foi caracterizar as classes de interação mãe vidente - criança cega definidas/nomeadas como “Ganho” ou “Perda" de oportunidades de ensino pela mãe para seu filho com deficiência visual, no contexto de alimentação da criança. Participaram uma criança com cegueira congênita e sua mãe vidente. As interações mãe vidente-criança cega foram vídeo-gravadas pela mãe durante a alimentação da criança, na residência da díade. Para análise dos desempenhos da díade foram empregados protocolos de tratamento e análise de dados destinados às crianças com e sem deficiência visual. Em relação aos comportamentos da mãe, os resultados indicaram maior número de ocorrências de oportunidades de ganho, sinalizando o aproveitamento pela mãe das possibilidades promover o desenvolvimento da criança. Em relação ao desempenho da díade houve maior número de ocorrências de perda. Este último resultado requer analises adicionais e a discussão sobre a elaboração de instrumento de análise apropriados ao exame das condições de desenvolvimento da população de crianças com deficiência visual. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.description.sponsorshipId | 830791/1999-0 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7840677707129571 | por |