dc.contributor.author | Trevisano, Milena Paveloski | |
dc.date.accessioned | 2021-12-06T11:28:18Z | |
dc.date.available | 2021-12-06T11:28:18Z | |
dc.date.issued | 2021-11-24 | |
dc.identifier.citation | TREVISANO, Milena Paveloski. Como a escola constrói a corporeidade e os papéis de gênero com crianças do ensino fundamental?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15279. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15279 | |
dc.description.abstract | This monograph is the result of a research with qualitative approach and bibliographic character, associated with a field study, which sought to understand how the school environment has influenced the corporeality and constructions gender of children, analyzing the conceptualization of the terms gender and corporeality and educational policies on the subject. It was verified that the school has influenced the construction of roles, of gender relations, and corporealities in order to preserve hegemonic ideals of what it is understood about what it is to be a man and what it is to be a woman, acting in the conditioning of children's bodies from an early age for them to behave the way it is expected in terms of certain social models, repressing and excluding those who do not fit the standards. It was also verified the importance of school in the construction of gender roles by the students and in their ways of expression through corporeity, having responsibility in the deconstruction of gender prejudices, inequalities and stereotypes. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Corporeality | por |
dc.subject | Corporeidade | por |
dc.subject | Gender and education | por |
dc.subject | Gênero e educação | por |
dc.subject | First years of elementary school | por |
dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.subject | Children | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.title | Como a escola constrói a corporeidade e os papéis de gênero com crianças do ensino fundamental? | por |
dc.title.alternative | How does the school build corporeality and gender roles with elementary school children? | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5697508831302188 | por |
dc.description.resumo | A presente monografia é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, associada a um estudo de campo, que buscou compreender de que forma o ambiente escolar tem influenciado a corporeidade e as construções de gênero das crianças, analisando a conceituação dos termos gênero e corporeidade e as políticas educacionais acerca da temática. Foi verificado que a instituição escolar tem influenciado a construção dos papéis, das relações de gênero e de corporeidades no sentido de conservação de ideais hegemônicos do que se entende sobre o que é ser homem e o que é ser mulher, agindo no condicionamento de corpos das crianças desde muito cedo para que se portem da forma que se espera em termos de certos modelos sociais, reprimindo e excluindo as que não se enquadram nesses padrões. Verificou-se também a importância da escola na construção dos papéis de gênero pelos(as) estudantes e em suas formas de expressão pela corporeidade, tendo responsabilidade na desconstrução de preconceitos, desigualdades e estereótipos de gênero. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9323756260344293 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |