Show simple item record

dc.contributor.authorMachado, Jairo Maurano
dc.date.accessioned2022-07-13T18:00:10Z
dc.date.available2022-07-13T18:00:10Z
dc.date.issued2022-04-11
dc.identifier.citationMACHADO, Jairo Maurano. O direito de ingresso das pessoas com deficiências na Educação Superior: atos e agentes administrativos em tela. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16378.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16378
dc.description.abstractThe admission's right of people with disabilities to Higher Education was recently evidenced by the system of reservation of places, mandatory at the level of education. However, when two candidates with disabilities occur from the registration and will not be accepted, the question arises: what are the institutional ways to guarantee the income right to the population, when it is for? In this scenario, this research aimed to identify and analyze the institutional instruments available to guide the effectiveness of the income of people with disabilities in Higher Education outside a Public Institution in the State of São Paulo. Specifically, it is intended to: a) identify and portray the acts performed by the institution to legitimize the rights of people with disabilities; b) know and discredit the acts performed by the candidate with a disability to fulfill his right to income; c) analyze, based on the data identified, the process of legitimizing the right to income for people with disabilities in Higher Education from a biopsychosocial perspective. The study was determined in two dimensions of analysis: a) candidate students; b) institutional staffs. It is a case study and documental, analytical-critical-descriptive, which uses public and institutional archives, whose contents are treated with the use of specific registration protocols and analyzed from the perspective of Disability Studies. The research reveals materialities inherent to the right to income of people with disabilities in Higher Education and the institutional contributions to legitimize it. The results obtained indicate the need to review two documents guiding two selection processes. In public practice, they do not always reach all candidates and distortions sometimes occur when there is a fear of a conception of disability in the social model.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDireitopor
dc.subjectPolíticas de Ações Afirmativaspor
dc.subjectSistema de Reserva de Vagaspor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectLaw Fieldeng
dc.subjectAffirmative Action Policieseng
dc.subjectVacancy Reservation Systemeng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.titleO direito de ingresso das pessoas com deficiências na Educação Superior: atos e agentes administrativos em telapor
dc.title.alternativeThe joing' right of people with disabilities into Higher Education: administrative acts and agents in the screen frameeng
dc.title.alternativeEl derecho de las personas con discapacidad a ingresar a la Educación Superior: actos administrativos y agentes en la pantellaspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cabral, Leonardo Santos Amâncio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5306031040506357por
dc.description.resumoO direito de ingresso das pessoas com deficiências à Educação Superior foi recentemente evidenciado pelo sistema de reserva de vagas, compulsório nesse nível de ensino. Contudo, quando ocorre de as matrículas dos candidatos com deficiências não serem deferidas, questiona-se: quais os percursos institucionais para se garantir o direito de ingresso dessa população, quando o for? Nesse cenário, a presente pesquisa visou identificar e analisar os instrumentos institucionais disponíveis para nortear a efetivação do ingresso das pessoas com deficiência na Educação Superior no âmbito de uma Instituição Pública do Estado de São Paulo. Especificamente, pretendeu-se: a) identificar e retratar os atos praticados pela instituição para a legitimação do direito das pessoas com deficiência; b) conhecer e descrever os atos praticados pelo candidato com deficiência para a materialização do seu direito de ingresso; c) analisar, com base nos dados identificados, o processo de legitimação do direito de ingresso das pessoas com deficiência na Educação Superior a partir de uma perspectiva biopsicossocial. O estudo se debruçou em duas dimensões de análise: a) candidatos a estudante; b) servidores institucionais. Trata-se de um estudo de caso e documental, de caráter analítico-crítico-descritivo, que se valeu de arquivos públicos e institucionais, cujos conteúdos foram tratados com a utilização de protocolos específicos de registro e analisados na perspectiva dos Disability Studies. A pesquisa revela materialidades inerentes ao direito do ingresso das pessoas com deficiências na Educação Superior e aos aportes institucionais para legitimá-lo. Os resultados obtidos indicaram a necessidade de que haja uma revisão dos documentos norteadores dos processos seletivos. Embora públicos, nem sempre eles alcançam a todos os candidatos e por vezes geram distorções quando se tem em vista a concepção de deficiência sob o modelo social.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6839756025507159por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil