dc.contributor.author | Galão, Sabrina Aparecida | |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T14:32:11Z | |
dc.date.available | 2022-10-14T14:32:11Z | |
dc.date.issued | 2022-08-18 | |
dc.identifier.citation | GALÃO, Sabrina Aparecida. Atuação dos orientadores pedagógicos dos centros de educação infantil do município de Sorocaba. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16877. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16877 | |
dc.description.abstract | This study aimed to investigate the role of the Pedagogical Advisor who works in the public
network in Early Childhood Education institutions in a city in the interior of São Paulo. As
specific objectives were defined: 1) to know the Pedagogical Advisor's perspective regarding
his/her professional role; 2) to investigate the challenges, potentialities and characteristics of
the work and significant experiences about the performance in the area. The research was
based on the Cultural-Historical Theory and semi-structured interviews were carried out with
5 (five) Pedagogical Advisors effective in the position for more than five years. The
information obtained indicates that the participants addressed the relevance of this
professional's work and presented several dimensions about their role in Early Childhood
Education, covering actions aimed at planning; the teaching-learning process and the training
of teachers and education assistants. Challenges highlighted include: gaps in initial training;
lack of continuing education; performance in two school units and various activities that
extrapolate the functions related to the Pedagogical Advisor. The potential of the work
involves the configuration of a school environment more favorable to the observation of child
development, based on the pedagogical strategies carried out by the teachers; the training of
educators and the existence of pedagogical actions that are more integrated with school
agents. Regarding the experiences, it was observed that the participants exposed important
events in their professional trajectories, based on the interrelation of social, cognitive and
affective aspects. It is argued that, due to the complexity that permeates the reality of the
Pedagogical Advisor's performance, it is understood that it is necessary to value this and other
professionals in Education, especially in Early Childhood Education, from the recognition of
the work of the Pedagogical Advisor. Pedagogical Advisor, aiming at the quality of care
offered to early childhood. | eng |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Atuação | por |
dc.subject | Coordenação pedagógica | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Performance | por |
dc.subject | Pedagogical coordination | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.title | Atuação dos orientadores pedagógicos dos centros de educação infantil do município de Sorocaba | por |
dc.title.alternative | Actuación de asesores pedagógicos de centros de educación infantil del municipio de Sorocaba | spa |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sant'Ana, Isabella Mendes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7860235863062183 | por |
dc.description.resumo | Este estudo visou investigar a atuação do Orientador pedagógico que atua na rede pública em
instituições de Educação Infantil de um município do interior paulista. Como objetivos
específicos foram definidos: 1) conhecer a perspectiva do Orientador pedagógico a respeito
do seu papel profissional; 2) investigar os desafios, potencialidades e características do
trabalho e vivências significativas sobre a atuação na área. A pesquisa se pautou na Teoria
Histórico-cultural e foram feitas entrevistas semiestruturadas com 5 (cinco) Orientadores
Pedagógicos efetivos no cargo há mais de cinco anos. As informações obtidas apontam que as
participantes abordaram a relevância do trabalho desse profissional e apresentaram diversas
dimensões sobre seu papel na Educação Infantil, abrangendo ações voltadas ao planejamento;
ao processo de ensino-aprendizagem e à formação dos professores e auxiliares de educação.
Os desafios apontados incluem: lacunas na formação inicial; falta de formação continuada;
atuação em duas unidades escolares e atividades diversas que extrapolam as funções
relacionadas ao Orientador Pedagógico. As potencialidades do trabalho envolvem a
configuração de um ambiente escolar mais favorável à observação do desenvolvimento
infantil, com base nas estratégias pedagógicas realizadas pelos professores; a formação de
educadores e a existência de ações pedagógicas mais integradas com os agentes das escolas.
No que concerne às vivências, observou-se que as participantes expuseram acontecimentos
marcantes de suas trajetórias profissionais, com base na inter-relação de aspectos sociais,
cognitivos e afetivos. Discute-se que, em virtude da complexidade que permeia a realidade da
atuação do Orientador Pedagógico, entende-se que é preciso que haja a valorização desse e
dos demais profissionais da Educação, em especial da Educação Infantil, a partir do
reconhecimento do trabalho do Orientador Pedagógico, visando a qualidade do atendimento
ofertado à primeira infância. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0966995604985853 | por |