Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Sabrina David de
dc.date.accessioned2023-02-08T13:03:09Z
dc.date.available2023-02-08T13:03:09Z
dc.date.issued2022-04-28
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sabrina David de. Relação entre atenção compartilhada e operantes verbais em crianças com autismo. 2022. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17360.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17360
dc.description.abstractAn early characteristic of Autism Spectrum Disorder (ASD) is the joint attention deficit, manifested by impairment in the pointing gesture, showing with the function of sharing interest with others or in the difficulty in following the pointing gesture or the indicating gaze from other people. Joint attention is considered a milestone in child development and a significant predictor for language. Knowledge about joint attention in ASD contributes to early diagnosis and intervention. The first chapter aimed, through a systematic review according to PRISMA, to analyze academic scientific productions on joint attention in children with ASD and to verify which instruments are most used to assess joint attention. The results showed that the instruments most used in combination or separately were: ESCS, ADOS and eye tracking. The second chapter carried out a systematic review with the objective of verifying the possibility of correlation presented in the scientific literature between joint attention and language in children with ASD. The results showed that there is a correlation between joint attention and language. Finally, the third chapter aimed to compare performance in joint attention contingencies with the level of development in echoic, mand, tact and intraverbal verbal operants. Ten children aged between 2 and 10 years old participated. A questionnaire adapted from the VB-MAPP and ESCS instruments was used to assess verbal operants (mand, tact, echoic and intraverbal) and joint attention. Spearman's Correlation Coefficient was used to analyze the correlations between them. In general, it was possible to observe a significant correlation between joint attention and verbal operants.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtenção compartilhadapor
dc.subjectTranstorno do espectro do autismopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectOperantes verbaispor
dc.subjectJoint attentioneng
dc.subjectAutism spectrum disordereng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectVerbal operantseng
dc.titleRelação entre atenção compartilhada e operantes verbais em crianças com autismopor
dc.title.alternativeRelationship between joint attention and verbal operants in children with autismeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Elias, Nassim Chamel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4216525883778695por
dc.description.resumoUma característica precoce do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) consiste no déficit da atenção compartilhada, manifestado pelo prejuízo no gesto de apontar, mostrar com a função de compartilhar o interesse com outros ou na dificuldade em seguir o gesto de apontar ou o olhar indicador de outras pessoas. A atenção compartilhada é considerada um marco no desenvolvimento infantil e um preditor significativo para a linguagem. O conhecimento sobre atenção compartilhada no TEA contribui para o diagnóstico e intervenção precoce. O primeiro capítulo teve como objetivo, por meio de uma revisão sistemática de acordo com PRISMA, analisar as produções científicas acadêmicas sobre atenção compartilhada em crianças com TEA e verificar quais são os instrumentos mais utilizados para avaliar a atenção compartilhada. Os resultados mostraram que os instrumentos mais utilizados em combinação ou separadamente foram: ESCS, ADOS e rastreamento ocular. O segundo capítulo realizou uma revisão sistemática com o objetivo de verificar a possibilidade de correlação apresentada na literatura científica entre atenção compartilhada e linguagem em crianças com TEA. Os resultados mostraram que há correlação entre atenção compartilhada e linguagem. Por fim, o terceiro capítulo teve como objetivo comparar o desempenho nas contingências da atenção compartilhada com o nível de desenvolvimento nos operantes verbais ecoico, mando, tato e intraverbal. Participaram dez crianças com idade entre 2 e 10 anos de idade. Foi utilizado um questionário de perguntas adaptado dos instrumentos VB-MAPP e ESCS para avaliar os operantes verbais (mando, tato, ecóico e intraverbal) e atenção compartilhada. O Coeficiente de Correlação de Spearman foi utilizado para analisar as correlações entre eles. De maneira geral, foi possível observar correlação significativa entre atenção compartilhada e os operantes verbais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PROGRAMACAO DE CONDICOES DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipId141258/2018-7por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7788544598559668por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil