Show simple item record

dc.contributor.authorDias, Vitor de Souza
dc.date.accessioned2023-08-23T10:42:40Z
dc.date.available2023-08-23T10:42:40Z
dc.date.issued2023-05-30
dc.identifier.citationDIAS, Vitor de Souza. Percepções de uma estudante surda sobre suas vivências no ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18436.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18436
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze, together with a deaf student who has completed high school, their perceptions regarding accessibility in this educational stage. In light of the bilingual educational proposals outlined in Decree 5,626/2005 and Law 14,191/2021, and with the presence of sign language interpreters and translators, it is expected that schools are prepared to adequately accommodate these students, particularly in high school, which aims to prepare students for their professional life and university entrance. However, educators do not always possess the necessary preparation for this, which can hinder accessibility and knowledge acquisition, as well as impact the future choices of deaf students. Thus, this is qualitative research utilizing semi-structured online interviews as the data collection instrument. The participant is a young deaf individual, who graduated from high school three years ago at a Federal Institute in São Paulo, Brazil, and currently studies pedagogy at a university in the same state. Two interviews were conducted to understand this student's perception of accessibility and the factors influencing their subject-related preferences and areas of interest. Three analytical categories were developed, covering: accessibility in high school, subject-related affinities, and school relationships. The analyses revealed that educators can implement strategies, such as using conceptual maps and images related to concepts, to enhance visual and accessible teaching. Additionally, the affective factor was noted to be crucial in relation to subject preferences and interpersonal relationships in school. This study is expected to contribute to further research in the field of special education and deaf education, particularly concerning accessibility for deaf students in high school, an area that still lacks in-depth discussions.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectEducação de Surdospor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectDeaf Educationeng
dc.subjectDeafnesseng
dc.titlePercepções de uma estudante surda sobre suas vivências no ensino médiopor
dc.title.alternativePerceptions of a deaf student about her experiences in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Lara Ferreira dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7312070448044165por
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar, junto a uma estudante surda formada no ensino médio, suas percepções acerca da acessibilidade nessa etapa educacional. Diante das propostas educacionais bilíngues, previstas no Decreto 5.626/2005 e na Lei 14.191/2021, e com a presença de profissionais tradutores e intérpretes de Libras, espera-se que as escolas estejam preparadas para receber esses alunos de forma adequada, especialmente no ensino médio, cujo objetivo é preparar o aluno para sua vida profissional e também para o ingresso na universidade. Todavia nem sempre os docentes têm a preparação necessária para tal, o que pode prejudicar a acessibilidade e a aquisição de conhecimentos, bem como impactar nas escolhas futuras do aluno surdo. Assim, esta é uma pesquisa qualitativa, cujo instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada online. A participante é uma jovem surda, formada há três anos no ensino médio, em um Instituto Federal de São Paulo, no estado de São Paulo, que atualmente cursa pedagogia em uma universidade do mesmo estado. Foram realizadas duas entrevistas, que buscaram compreender o que essa estudante entendia por acessibilidade e o que influenciou suas afinidades por disciplinas/áreas de conhecimento. Foram construídas três categorias de análise, que versam sobre: acessibilidade no ensino médio, afinidade disciplinares e relações escolares. As análises revelaram que existem estratégias possíveis de ser realizadas por docentes, como a utilização de mapas conceituais e imagens relacionadas a conceitos, a fim de tornar a aula mais visual e acessível. Notou-se também que o fator afetividade é fundamental em relação às afinidades com as disciplinas e às relações interpessoais na escola. Espera-se, a partir deste estudo, corroborar com novos estudos nessa área da educação especial e da educação de surdos, essencialmente na temática de acessibilidade para estudantes surdos no ensino médio, ainda carente de discussões aprofundadas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 88887.626637/2021- 00, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/5947065969125963por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-4455-1763por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3196-9346por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil