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dc.contributor.authorSantini, Giovanna Jangarelli
dc.date.accessioned2024-07-12T19:36:38Z
dc.date.available2024-07-12T19:36:38Z
dc.date.issued2024-03-28
dc.identifier.citationSANTINI, Giovanna Jangarelli. Treinamento de aplicadores via vídeo modelação para implementação de ensino por tentativas discretas. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19953.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19953
dc.description.abstractDiscrete trial teaching is one of the 28 evidence-based practices for autism. However, Applied Behavior Analysis-based interventions come with a high implementation cost for families, making this practice difficult to access. Therefore, it seems pertinent to investigate the effects of an instructional program using video modeling on the behavior of implementers for the implementation of discrete trial teaching, aiming for greater dissemination of evidence-based practices for interventions with this population. The study involved three individuals aged 18 years or older who had no prior exposure to this teaching model and were newly hired at a private clinic where the research was conducted. The research utilized a multiple probe experimental design and resulted in significant improvement among all participants in protocol implementation when comparing baseline data with probe data.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEnsino de aplicadorespor
dc.subjectVídeo modelaçãopor
dc.subjectEnsino por tentativas discretaspor
dc.subjectTranstorno do espectro do autismopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectTeaching applicatorseng
dc.subjectVideo modelingeng
dc.subjectDiscrete trial trainingeng
dc.subjectAutism spectrum disordereng
dc.titleTreinamento de aplicadores via vídeo modelação para implementação de ensino por tentativas discretaspor
dc.title.alternativeTraining of practioners via video modeling for discrete trial teaching implementationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Elias, Nassim Chamel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4216525883778695por
dc.description.resumoO ensino por tentativa discreta é uma das 28 práticas baseadas em evidência para autismo. Porém, as intervenções baseadas em Análise do Comportamento Aplicada possuem um alto custo de implementação para as famílias, tornando essa prática de difícil acesso. Por conta disso, parece ser pertinente verificar os efeitos de um programa de ensino utilizando vídeo modelação no comportamento de aplicadores para implementação de treino de tentativa discreta, visando uma maior disseminação de práticas baseadas em evidência para intervenções com essa população. Participaram da pesquisa três indivíduos de idade igual ou superior a 18 anos que não tiveram contato prévio com esse modelo de ensino. Para a realização dessa pesquisa, foi utilizado o delineamento experimental de múltiplas sondas e teve como resultado a melhora significativa de todos os participantes na aplicação dos protocolos comparando os dados de linha de base com os de sonda.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9261487212030230por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-9654-9927por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4197-623Xpor


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