Mostrar el registro sencillo del ítem
Efeitos do programa PEERS e análise da assimetria cerebral de jovens brasileiros com autismo e/ou deficiência intelectual
dc.contributor.author | Mori, Fernanda Yumi Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T18:11:51Z | |
dc.date.available | 2024-07-18T18:11:51Z | |
dc.date.issued | 2024-03-26 | |
dc.identifier.citation | MORI, Fernanda Yumi Ribeiro. Efeitos do programa PEERS e análise da assimetria cerebral de jovens brasileiros com autismo e/ou deficiência intelectual. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20129. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20129 | |
dc.description.abstract | During adolescence and early adulthood, social interactions intensify due to exposure to new environments, stimuli and the building of more lasting relationships, leading to greater autonomy and social interaction. In the area of social skills (SS), making friends involves a class of behaviors that can be taught and evaluated in educational interventions. The study aimed to evaluate the effect of PEERS (Program for the Education and Enrichment of Relational Skills) with young people with autism and/or intellectual disability (ID), in the context of the São Paulo metropolitan region, using neurophysiological measures (cerebral asymmetry) analyzed by electroencephalogram (EEG) and behavioral measures (for example, asking and answering questions on and off topic, spontaneous behavior on and off topic, among others). The program was applied to six young people (one with autism, three with autism and ID, two with ID) in 14 sessions. Behavioral measures were analyzed during the intervention, while brain symmetry was analyzed as a function of pre-test, intermediate measure (after the 7th week) and post-test. The results showed that the young people exhibited more social skills during the intermediate sessions and the EEG results showed greater activation in the left hemisphere than in the right in the intermediate measurements, as expected by the study. The program needs to be improved, especially in terms of intervention time and ensuring family involvement. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Juventude | por |
dc.subject | Habilidades sociais | por |
dc.subject | Eletroencefalograma | por |
dc.subject | Assimetria cerebral | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Youth | eng |
dc.subject | Social skills | eng |
dc.subject | Electroencephalogram | eng |
dc.subject | Cerebral asymmetry | eng |
dc.title | Efeitos do programa PEERS e análise da assimetria cerebral de jovens brasileiros com autismo e/ou deficiência intelectual | por |
dc.title.alternative | Effects of PEERS and analysis of cerebral asymmetry in young Brazilians with autism and/or intellectual disabilities | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Benitez, Priscila | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0000868072508462 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Fraga, Francisco José | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6574409043436708 | por |
dc.description.resumo | Durante a adolescência e início da vida adulta, as interações sociais se intensificam devido à exposição a novos ambientes, estímulos e a construção de relacionamentos mais duradouros, conduzindo a uma maior autonomia e interação social. Na área das habilidades sociais (HS), fazer amigos envolve uma classe de comportamentos que pode ser ensinada e avaliada em intervenções educativas. O estudo teve como objetivo avaliar o efeito do PEERS (do termo original em inglês: Program for Education and Enrichment of Relational Skills, Programa de Ensino e Enriquecimento de Habilidades Sociais) com jovens com autismo e/ou deficiência intelectual (DI), no contexto da região metropolitana de São Paulo, com uso de medidas neurofisiológicas (assimetria cerebral) analisada pelo eletroencefalograma (EEG) e comportamentais (por exemplo, fazer e responder perguntas dentro e fora do tema, comportamentos espontâneos dentro e fora tema, dentre outras). O programa foi aplicado com seis jovens (um com autismo, três com autismo e DI, dois com DI), em 14 sessões. As medidas comportamentais foram analisadas durante a intervenção, enquanto a simetria cerebral foi analisada com função de pré-teste, medida intermediária (após a 7ª semana) e pós-teste. Os resultados encontrados mostram uma maior emissão de habilidades sociais pelos jovens durante as sessões intermediárias e os resultados do EEG mostraram maior ativação no hemisfério esquerdo, em relação ao direito, nas medidas intermediárias, conforme era esperado pelo estudo. O programa demanda aprimoramento, principalmente em relação ao tempo de intervenção e a garantia da implicação da família. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1161001750048912 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-0991-3151 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-3501-7606 | por |
dc.contributor.advisor-co1orcid | https://orcid.org/0000-0002-4895-807X | por |