Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMori, Fernanda Yumi Ribeiro
dc.date.accessioned2024-07-18T18:11:51Z
dc.date.available2024-07-18T18:11:51Z
dc.date.issued2024-03-26
dc.identifier.citationMORI, Fernanda Yumi Ribeiro. Efeitos do programa PEERS e análise da assimetria cerebral de jovens brasileiros com autismo e/ou deficiência intelectual. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20129.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20129
dc.description.abstractDuring adolescence and early adulthood, social interactions intensify due to exposure to new environments, stimuli and the building of more lasting relationships, leading to greater autonomy and social interaction. In the area of social skills (SS), making friends involves a class of behaviors that can be taught and evaluated in educational interventions. The study aimed to evaluate the effect of PEERS (Program for the Education and Enrichment of Relational Skills) with young people with autism and/or intellectual disability (ID), in the context of the São Paulo metropolitan region, using neurophysiological measures (cerebral asymmetry) analyzed by electroencephalogram (EEG) and behavioral measures (for example, asking and answering questions on and off topic, spontaneous behavior on and off topic, among others). The program was applied to six young people (one with autism, three with autism and ID, two with ID) in 14 sessions. Behavioral measures were analyzed during the intervention, while brain symmetry was analyzed as a function of pre-test, intermediate measure (after the 7th week) and post-test. The results showed that the young people exhibited more social skills during the intermediate sessions and the EEG results showed greater activation in the left hemisphere than in the right in the intermediate measurements, as expected by the study. The program needs to be improved, especially in terms of intervention time and ensuring family involvement.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectHabilidades sociaispor
dc.subjectEletroencefalogramapor
dc.subjectAssimetria cerebralpor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectSocial skillseng
dc.subjectElectroencephalogrameng
dc.subjectCerebral asymmetryeng
dc.titleEfeitos do programa PEERS e análise da assimetria cerebral de jovens brasileiros com autismo e/ou deficiência intelectualpor
dc.title.alternativeEffects of PEERS and analysis of cerebral asymmetry in young Brazilians with autism and/or intellectual disabilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Benitez, Priscila
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000868072508462por
dc.contributor.advisor-co1Fraga, Francisco José
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6574409043436708por
dc.description.resumoDurante a adolescência e início da vida adulta, as interações sociais se intensificam devido à exposição a novos ambientes, estímulos e a construção de relacionamentos mais duradouros, conduzindo a uma maior autonomia e interação social. Na área das habilidades sociais (HS), fazer amigos envolve uma classe de comportamentos que pode ser ensinada e avaliada em intervenções educativas. O estudo teve como objetivo avaliar o efeito do PEERS (do termo original em inglês: Program for Education and Enrichment of Relational Skills, Programa de Ensino e Enriquecimento de Habilidades Sociais) com jovens com autismo e/ou deficiência intelectual (DI), no contexto da região metropolitana de São Paulo, com uso de medidas neurofisiológicas (assimetria cerebral) analisada pelo eletroencefalograma (EEG) e comportamentais (por exemplo, fazer e responder perguntas dentro e fora do tema, comportamentos espontâneos dentro e fora tema, dentre outras). O programa foi aplicado com seis jovens (um com autismo, três com autismo e DI, dois com DI), em 14 sessões. As medidas comportamentais foram analisadas durante a intervenção, enquanto a simetria cerebral foi analisada com função de pré-teste, medida intermediária (após a 7ª semana) e pós-teste. Os resultados encontrados mostram uma maior emissão de habilidades sociais pelos jovens durante as sessões intermediárias e os resultados do EEG mostraram maior ativação no hemisfério esquerdo, em relação ao direito, nas medidas intermediárias, conforme era esperado pelo estudo. O programa demanda aprimoramento, principalmente em relação ao tempo de intervenção e a garantia da implicação da família.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1161001750048912por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-0991-3151por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3501-7606por
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4895-807Xpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil