dc.contributor.author | Mazetto, Isabella Campanholi | |
dc.date.accessioned | 2024-09-23T16:31:57Z | |
dc.date.available | 2024-09-23T16:31:57Z | |
dc.date.issued | 2024-09-19 | |
dc.identifier.citation | MAZETTO, Isabella Campanholi. A influência do Programa Residência Pedagógica na profissionalização docente: um recorte sobre o núcleo do curso de Pedagogia – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Sorocaba.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20619. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20619 | |
dc.description.abstract | This work focused on the Influence of the Pedagogical Residency Program (PRP) on Teaching
Professionalization, focusing on the Center for the Pedagogy Course at the Federal University
of São Carlos (UFSCar), Sorocaba campus. Bringing aspects of the curricular matrix of the
Degree in Pedagogy Course, the main characteristics and objectives of the PRP, relating them
to the historical trajectory of teacher training, through the student's experience as a resident, and
other colleagues who shared their final reports, the work highlighted how the experience of
residents at PRP could contribute to teaching professionalization. As a Referential Theoretical,
we chose the main authors who discuss teacher training, bringing in their texts the different
knowledge necessary for the teaching profession, such as Demerval Saviani, Maria Isabel
Cunha, Leonor Maria Tanuri and Selma Garrido Pimenta. The research was expanded by the
Qualitative Research methodology, using documentary and bibliographical analyzes and
questionnaire application as resources. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Profissionalização Docente | por |
dc.subject | Programa Residência Pedagógica | por |
dc.subject | Pedagogy | eng |
dc.subject | Teaching Professionalization | eng |
dc.subject | Pedagogical Residency Program | eng |
dc.title | A influência do Programa Residência Pedagógica na profissionalização docente: um recorte sobre o núcleo do curso de Pedagogia – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Sorocaba. | por |
dc.title.alternative | The influence of the Pedagogical Residency Program on teaching professionalization: an overview of the core of the Pedagogy course – Federal University of São Carlos (UFSCar) – Sorocaba. | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Coutinho, Luciana Cristina Salvatti | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2688318704089723 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho debruçou-se sobre a Influência do Programa Residência Pedagógica (PRP)
na Profissionalização Docente, fazendo um recorte sobre o Núcleo do Curso de Pedagogia da
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. Trazendo aspectos da matriz
curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia, as principais características e objetivos do
PRP, relacionando-os à trajetória histórica da formação de professores, através da experiência
da estudante como residente, e de demais colegas que compartilharam seus relatórios finais, o
trabalho evidenciou como a vivência dos residentes no PRP pôde contribuir para a
profissionalização docente. Como Referencial Teórico, escolhemos os principais autores que
discutem formação docente, trazendo em seus textos os diferentes saberes necessários à
profissão de professor, como Demerval Saviani, Maria Isabel Cunha, Leonor Maria Tanuri e
Selma Garrido Pimenta. A realização da pesquisa foi amparada pela metodologia de Pesquisa
Qualitativa, utilizando como recurso as análises documental e bibliográfica e aplicação de
questionário. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-8682-0952 | por |