Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMazetto, Isabella Campanholi
dc.date.accessioned2024-09-23T16:31:57Z
dc.date.available2024-09-23T16:31:57Z
dc.date.issued2024-09-19
dc.identifier.citationMAZETTO, Isabella Campanholi. A influência do Programa Residência Pedagógica na profissionalização docente: um recorte sobre o núcleo do curso de Pedagogia – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Sorocaba.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20619.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20619
dc.description.abstractThis work focused on the Influence of the Pedagogical Residency Program (PRP) on Teaching Professionalization, focusing on the Center for the Pedagogy Course at the Federal University of São Carlos (UFSCar), Sorocaba campus. Bringing aspects of the curricular matrix of the Degree in Pedagogy Course, the main characteristics and objectives of the PRP, relating them to the historical trajectory of teacher training, through the student's experience as a resident, and other colleagues who shared their final reports, the work highlighted how the experience of residents at PRP could contribute to teaching professionalization. As a Referential Theoretical, we chose the main authors who discuss teacher training, bringing in their texts the different knowledge necessary for the teaching profession, such as Demerval Saviani, Maria Isabel Cunha, Leonor Maria Tanuri and Selma Garrido Pimenta. The research was expanded by the Qualitative Research methodology, using documentary and bibliographical analyzes and questionnaire application as resources.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectProfissionalização Docentepor
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapor
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectTeaching Professionalizationeng
dc.subjectPedagogical Residency Programeng
dc.titleA influência do Programa Residência Pedagógica na profissionalização docente: um recorte sobre o núcleo do curso de Pedagogia – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Sorocaba.por
dc.title.alternativeThe influence of the Pedagogical Residency Program on teaching professionalization: an overview of the core of the Pedagogy course – Federal University of São Carlos (UFSCar) – Sorocaba.por
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Coutinho, Luciana Cristina Salvatti
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2688318704089723por
dc.description.resumoO presente trabalho debruçou-se sobre a Influência do Programa Residência Pedagógica (PRP) na Profissionalização Docente, fazendo um recorte sobre o Núcleo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. Trazendo aspectos da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia, as principais características e objetivos do PRP, relacionando-os à trajetória histórica da formação de professores, através da experiência da estudante como residente, e de demais colegas que compartilharam seus relatórios finais, o trabalho evidenciou como a vivência dos residentes no PRP pôde contribuir para a profissionalização docente. Como Referencial Teórico, escolhemos os principais autores que discutem formação docente, trazendo em seus textos os diferentes saberes necessários à profissão de professor, como Demerval Saviani, Maria Isabel Cunha, Leonor Maria Tanuri e Selma Garrido Pimenta. A realização da pesquisa foi amparada pela metodologia de Pesquisa Qualitativa, utilizando como recurso as análises documental e bibliográfica e aplicação de questionário.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8682-0952por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil