Show simple item record

dc.contributor.authorTonello, Maria Georgina Marques
dc.date.accessioned2016-06-02T19:44:02Z
dc.date.available2007-12-05
dc.date.available2016-06-02T19:44:02Z
dc.date.issued2007-09-20
dc.identifier.citationTONELLO, Maria Georgina Marques. Efeitos dos treinos físico e mental no ensino do rolamento para a frente em alunos com deficiência mental.. 2007. 139 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2837
dc.description.abstractPeople with mental retardation usually present motor development delays. Nevertheless, these delays seem to be more often related to cognitive factors such as attention and comprehension than to motor or mental deficits. Strategies have been developed to teach motor skills to this population. One of the existing strategies is mental training, which is based on imagining the movement to be executed without the presence of the physical movement. The general objective of this doctoral dissertation was to apply a procedure based on physical and mental training to the teaching of rolling forward, a basic skill for artistic gymnastics practitioners, and to verify its effects in mentally retarded students. In experiment 1 there were two subjects (P1 and P2) aged 15 and 20 respectively, enrolled in a school for the mentally retarded. A single-subject experimental design with alternating treatments was applied. The rolling forward skill was divided in four phases. The results showed that P1 learned all the phases of forward rolling, whereas P2 learned partially phases I and II of the skill taught. We believe that the difficulty found by this participant was due to his motor difficulties, once he also presented an associated physical handicap. The purpose of experiment 2 was to apply the mental training procedure and verifying their effects in the forward rolling learning process in three students aged 12, 12 and 16, respectively, all of them with mental retardation. The experimental design applied was of the single subject in a multiple baseline design. The participants of this study learned all phases of forward rolling, and even though they presented different performance levels, all of them benefited from the strategy used. We realized that the mental training elicited other behaviors from the participants like: following rules, self-conversation, attention, concentration and relaxation. To understand the aspects that affect the use of mental training and to establish experimental designs to investigate this strategy were some of the contributions of this work.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttreino mentalpor
dc.subjectTreino físicopor
dc.subjectAprendizagem motorapor
dc.subjectDeficiência mentalpor
dc.subjectRolamento para frentepor
dc.subjectMental trainingeng
dc.subjectPhysical trainingeng
dc.subjectMotor leaningeng
dc.subjectMental retardationeng
dc.subjectForward rollingeng
dc.titleEfeitos dos treinos físico e mental no ensino do rolamento para a frente em alunos com deficiência mentalpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Goyos, Antônio Celso de Noronha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3407008711535651por
dc.description.resumoPessoas com deficiência mental apresentam atrasos no desenvolvimento motor. No entanto, esses atrasos parecem estar mais relacionados a fatores cognitivos de atenção e compreensão de instruções do que a déficits motores ou mentais. Estratégias têm sido utilizadas com o objetivo de auxiliar o ensino de habilidades motoras para essa população. Uma das estratégias existentes é o treino mental, ou seja, imaginar o movimento a ser executado sem a presença do movimento físico. Partindo da abordagem comportamental, utilizando diferentes delineamentos experimentais, o objetivo geral deste trabalho foi de aplicar os procedimentos de treino físico e treino mental e verificar seus efeitos na aprendizagem em alunos com deficiência mental. O experimento 1 teve como objetivo aplicar os procedimentos de treino físico e mental e verificar os seus efeitos na aprendizagem do rolamento para frente, elemento da Ginástica Artística, em alunos com deficiência mental. Participaram desse estudo dois jovens (P1 e P2), com idade de 15 e 20 anos respectivamente, estudantes de uma escola especializada. O delineamento experimental utilizado foi o de sujeito único, com tratamentos alternados. Para fins de análise, a habilidade de rolamento para a frente foi dividida em quatro fases. Os resultados encontrados mostraram que P1 aprendeu todas as fases e P2 aprendeu parcialmente as fases I e II da habilidade ensinada. Acreditamos que a dificuldade encontrada por esse participante foi decorrente de sua dificuldade motora, pois ele possuía também uma deficiência física associada. O experimento 2 teve como objetivo aplicar o procedimento de treino mental e verificar os seus efeitos na aprendizagem do rolamento para a frente, em três alunos, com idades de 12, 12 e 16 anos respectivamente, com deficiência mental. O delineamento experimental utilizado foi o de sujeito único de linha de base múltipla. Os participantes desse estudo aprenderam todas as fases do rolamento para frente e, apesar de apresentarem níveis de desempenho diferentes, os três se beneficiaram da estratégia utilizada. Percebemos que o treino mental evocou também outros comportamentos dos participantes como: seguir regras, autoconversação, atenção, concentração e relaxamento. Desenvolver um programa de ensino de habilidades motoras a jovens com deficiência mental e investigar, através de delineamentos experimentais específicos, o papel do treino mental no desenvolvimento dessas habilidades foram algumas das contribuições desse trabalho.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6187227604454019por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record