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dc.contributor.authorGamba, Jonas Fernandes
dc.date.accessioned2016-06-02T19:44:11Z
dc.date.available2012-10-24
dc.date.available2016-06-02T19:44:11Z
dc.date.issued2012-06-28
dc.identifier.citationGAMBA, Jonas Fernandes. Treino de ouvinte e a relação entre tatos e mandos como protocolo experimental para a aquisição de regras simples. 2012. 111 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2896
dc.description.abstractThe analysis of the relation between listener and speaker repertoires has contributed to the comprehension about the processes involved in the acquisition of complex verbal skills. The study of rule-governed behavior is part of these efforts. Further, it has been hypothesized that the transformation effect of verbal rules is dependent on the existing bidirectional relations between words and objects specified in the rule. The present study aimed to analyze how the relation between listener training and the emergence of tacts and mands may be understood as a basis to interpret simple occurrences of rule-construction and rule-following repertoires during acquisition. The basic procedure involved teaching motor signs for known and unknown items through MTS tasks in a specific context (listener training), and testing for the emergence of mands and tacts and the rule-following and rule-construction behavior that required the use of this information in a different context. Participants learned to respond to new signs by selecting the appropriate visual stimuli (pictures of containers, tools, and unfamiliar stimuli). Tacts were tested asking the participant to signalize in the presence of the pictures. On the other hand, mands were tested in a context where the participants were required to signalize the missed tools necessary to use specific containers. Then, 3 unfamiliar stimuli were used to substitute 3 of the stimuli used in the original training. The final tests consisted of to assess if the information learned during the original training could be transfer to the unfamiliar stimuli. Results pointed out to the emergence of tacsts and mands after listener training for most of the participants. However, the transformation effect of verbal rules using unfamiliar stimuli seemed to be related with the existence of bidirectional relations between the signs and objects specified in the rule.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectComportamento de ouvintepor
dc.subjectMandopor
dc.subjectTatopor
dc.subjectRegraspor
dc.subjectTreino de ouvintepor
dc.subjectComportamento governado por regraspor
dc.subjectListener trainingeng
dc.subjectMandeng
dc.subjectTacteng
dc.subjectRule-governed behavioreng
dc.titleTreino de ouvinte e a relação entre tatos e mandos como protocolo experimental para a aquisição de regras simplespor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Goyos, Antônio Celso de Noronha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3407008711535651por
dc.description.resumoA análise da relação entre os repertórios de falante e de ouvinte tem contribuído para a compreensão de como se dá a aquisição de habilidades verbais complexas. O estudo do comportamento governado por regras faz parte desses esforços. Além disso, discute-se que o controle por regras depende da relação bidirecional entre as palavras e os objetos especificados pelas regras. O presente estudo teve como objetivo analisar como a relação entre o treino de ouvinte e a emergência de tatos e mandos pode auxiliar na interpretação de ocorrências simples na aquisição dos repertórios de construir e de seguir regras. O procedimento envolveu (a) ensino de sinais para itens familiares e não familiares através de tarefas de MTS (treino de ouvinte), (b) teste para a emergência de mandos e de tatos e (c) teste para a emergência dos comportamentos de construir e de seguir regras envolvendo a utilização dos sinais aprendidos durante as tarefas de MTS. Os participantes aprenderam a responder aos sinais selecionando os estímulos visuais correspondentes (figuras de containers, ferramentas para a utilização desses containers e estímulos não familiares). Tatos foram testados em tarefas em que era solicitado ao participante sinalizar as figuras. Mandos foram testados em situações em que os participantes poderiam sinalizar as ferramentas necessárias para a utilização dos containers. Em seguida, três figuras não familiares foram utilizadas em um treino posterior para substituir as figuras dos containers que fizeram parte do treino original. O teste final avaliou se as informações aprendidas durante o treino original poderiam ser transferidas para os estímulos não familiares. Resultados indicaram a emergência de mandos e de tatos após o treino de ouvinte para a maioria dos participantes. No entanto, a transferência do efeito das regras verbais para os estímulos não familiares parece estar relacionada com a existência de relações bidirecionais entre os sinais e os objetos especificados na regra. Estudos futuros envolverão a construção de relações mais complexas entre os repertórios de ouvinte e falante para a aplicação no contexto do comportamento governado por regras.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2272473540657147por


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