Show simple item record

dc.contributor.authorVieira, Camila Mugnai
dc.date.accessioned2016-06-02T19:45:53Z
dc.date.available2007-07-06
dc.date.available2016-06-02T19:45:53Z
dc.date.issued2006-02-21
dc.identifier.citationVIEIRA, Camila Mugnai. Programa informativo sobre deficiência mental e inclusão: efeitos nas atitudes e concepções de crianças não-deficientes.. 2006. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2939
dc.description.abstractIn order to realize a real inclusion, besides politics, structural and educational aspects, it is also essential to consider the subjective and relational aspects involved in the process. The lack of information and daily contact among people without disabilities with people with disabilities can contribute to the construction of preconception and difficulties in the social interactions between both. The present research describes conceptions and social attitudes of children without disabilities concerning mental retardation and inclusion, and analyzes the effects of an informative program about these aspects. The participants of this research were forty children from two the first grade classrooms in one public elementary school localized in Marília, State of São Paulo. One of the classrooms participated as a control group. Every child was submitted to a pre and a post-test in the form of individual interviews about the issue. They also participated in the application of childish scale on social attitudes in respect to the inclusion. The experimental group participated in the informative program, composed of thirteen weekly meetings of one hour and thirty minutes duration each in which it were discussed limitations and possibilities of people with mental retardation, specialized assistance, their scholarization and familiar and social aspects, utilizing a variety of ludic and educational strategies. The data collected during the interviews were categorized and analyzed in its content. From the scale, it was obtained individual scores. Statistics calculations were realized to verify the significance of the differences among groups. The results indicated that the informative program favored a higher understanding of the mental retardation, including a more realistic view of the possible limitations and abilities of people with disabilities as well as their needs of support and the environment transformation. Moreover, the perception of similarities among people with and without disabilities, social acceptance and favorable attitudes towards inclusion increased. The results also indicated the necessity to develop research and intervention about this issue along with the community, which leads to the construction of more appropriate conceptions, attitudes, positive feelings and inclusion facilitators since the childhood.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudantes com necessidades educacionais especiaispor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectEstudantes - atitudespor
dc.subjectSocial attitudeseng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectMental retardationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectInformationeng
dc.titlePrograma informativo sobre deficiência mental e inclusão: efeitos nas atitudes e concepções de crianças não-deficientes.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Denari, Fátima Elisabeth
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5575213011914394por
dc.description.resumoPara se efetivar uma real inclusão, além dos aspectos políticos, estruturais e educacionais, é essencial que se considere também os aspectos subjetivos e relacionais envolvidos no processo. A desinformação e a falta de contato cotidiano de pessoas sem deficiência com pessoas com deficiência podem contribuir para a construção de preconceitos e dificuldades nas interações sociais entre ambas. A presente pesquisa descreveu concepções e atitudes sociais de crianças não-deficientes acerca da deficiência mental e da inclusão e analisou os efeitos de um programa informativo sobre elas. Participaram do estudo quarenta crianças de duas salas de primeira série de uma escola estadual de Marília-SP. Uma das salas participou como grupo controle. Todas as crianças passaram por um pré e um pós-teste, na forma de entrevistas individuais sobre o tema e de aplicação de uma escala infantil de atitudes sociais em relação à inclusão. O grupo experimental participou do programa informativo, composto por treze encontros semanais de uma hora e meia de duração cada nos quais foram discutidas as limitações e as possibilidades das pessoas com deficiência mental, o atendimento especializado, sua escolarização e aspectos familiares e sociais, utilizando estratégias lúdicas e educacionais variadas. Os dados coletados nas entrevistas foram categorizados e analisados em seu conteúdo. Com a escala, foram obtidos escores individuais. Foram realizados cálculos estatísticos para verificar a significância das diferenças entre os grupos. Os resultados indicam que o programa informativo proporcionou um maior entendimento da deficiência mental, incluindo uma visão mais realista das possíveis limitações, das habilidades de pessoas deficientes e das necessidades de apoio e transformações do meio para atender às suas necessidades. Além disso, aumentou a percepção das similaridades entre pessoas com e sem deficiência, a aceitação social do deficiente e as atitudes favoráveis à inclusão. Os resultados apontam para a necessidade de ampliação de pesquisas e intervenções sobre o tema junto à comunidade, que levem à construção de concepções mais adequadas, de atitudes e sentimentos positivos e de facilitadores à inclusão, desde a infância.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record