dc.contributor.author | Menegasso, Lisandrea Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:45:53Z | |
dc.date.available | 2006-10-31 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:45:53Z | |
dc.date.issued | 2005-09-30 | |
dc.identifier.citation | MENEGASSO, Lisandrea Rodrigues. Análise teórica de itens referentes a pessoas com deficiência da Infant Toddler Environment Rating Scale - Revised Edition.. 2005. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2940 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação especial - inclusão | por |
dc.subject | Psicometria | por |
dc.subject | Creches (0-6 anos) | por |
dc.title | Análise teórica de itens referentes a pessoas com deficiência da Infant Toddler Environment Rating Scale - Revised Edition. | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Gil, Maria Stella Coutinho de Alcântara | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1673770301699940 | por |
dc.description.resumo | Com a proposta de uma educação infantil inclusiva, são necessários mecanismos para avaliar
a qualidade da educação infantil para crianças com necessidades educacionais especiais
incluídas. Em busca da promoção da qualidade de ambientes coletivos de educação infantil,
foi desenvolvida a escala Infant/ Toddler Environment Rating Scale Revised Edition (2003)
ITERS-R, que propõe avaliar a qualidade de ambientes coletivos de educação infantil sob
diferentes aspectos como ambiente físico, interação, atividade e atendimento às crianças com
necessidades especiais. Na ausência de instrumentos brasileiros que cumpram esta tarefa,
estudos estão investigando a viabilidade da ITERS-R para este contexto. Na direção destes
estudos, a pesquisa teve como objetivo verificar a compreensão dos termos e a pertinência do
conteúdo dos itens da ITERS-R relacionados a pessoas com deficiência. Foram identificados
e traduzidos 12 itens da escala que se referem às necessidades educacionais especiais, os itens
1, 2, 4, 9, 12, 15, 16, 20, 24, 26, 32 e 34 e foram submetidos à análise de conteúdo por 7
juízas especialistas em educação infantil e educação especial, para que avaliassem a
pertinência dos itens, e à análise semântica por 7 alunos do curso de psicologia da UFSCar
para que avaliassem a clareza e a compreensão dos itens, em ambos os casos por meio de
registro em protocolos de respostas. Os dados foram transcritos e analisados de maneira
quantitativa e qualitativa. Os resultados indicaram que os itens são parcialmente pertinentes e
parcialmente compreensíveis e apontam caminhos para tornar os itens pertinentes e
compreensíveis para estudos futuros. Os resultados da análise semântica indicaram que
nenhum item foi considerado Não Compreensível; os itens 1, 4, 9 e 15 foram considerados
como Parcialmente Compreensível por todos os sujeitos; o item em que houve predomínio de
respostas Compreensível foi o 34. Como resultados na análise de conteúdo, observou-se que
nenhum item foi indicado para exclusão; os itens foram considerados como Parcialmente
Pertinentes e Pertinentes numa proporção de 0,55 para 0,44 respectivamente; os itens que
mais receberam respostas Pertinente foram o 34 e o 26. Concluiu-se que os itens da escala
analisados podem contribuir para a promoção e avaliação da qualidade em creches, em
relação às pessoas com deficiência, mas para isso há que aprimorar a pertinência do conteúdo
e a clareza semântica dos itens. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |